Imaginem enormes montanhas verdejantes, a apenas poucos metros de distância da costa, com o som das ondas a rolar nos calhaus da praia…

Na Costa Norte da Madeira, descubram grutas feitas de lava, mergulhos em piscinas naturais e ribeiras dignas do melhor canyoning.

Percorram as estradas cénicas e passeiem na bruma da Floresta Laurissilva. Sintam a luz do sol, que espreita por entre as nuvens, enquanto os trilhos se iluminam na imensidão da floresta, com o mar à vista.

Conheçam o prazer de uma refeição típica, como o arroz de lapas do Seixal, ou o pão caseiro de Santana. Abracem a boa hospitalidade madeirense – sejam bem-vindos à Costa Norte!

 

Aqui ficam sete experiências a não perder no litoral norte da ilha:

1.Nadar nas Piscinas Naturais do Porto Moniz

As paredes destas piscinas naturais são rochas de lava que deslizaram espontaneamente para o mar, durante as erupções vulcânicas. Mergulhem neste cenário pujante, de uma beleza inesquecível.

 

2. Conhecer as Grutas de São Vicente

Percorram túneis naturalmente escavados pela lava, também conhecidos como tubos de lava. Alguns deles abrem-se em galerias com água (ou lagos subterrâneos), como é o caso do chamado “Lago dos Desejos”. Para conhecer mais sobre a origem vulcânica da ilha, visitem o centro de vulcanismo, que se encontra neste local.

 

3. Fotografar a cascata do Véu da Noiva

Esta cascata é enorme e cativante. Brota poderosamente das montanhas atravessando a antiga estrada entre São Vicente e Seixal, até chegar por fim ao mar. Quando avistada do miradouro, assemelha-se ao Véu de uma Noiva – perfeita.

 

4. Relaxar na Praia do Seixal

Esta praia de areia negra, natural e fina, encontra de um lado o porto/cais do Seixal e do outro uma imponente montanha coberta de vegetação. À medida que entramos pelo mar adentro, as vistas abrem-se sobre o litoral norte. Caminhem também pelas ruas e vinhedos do Seixal e apreciem os pontos turísticos desta localidade – relaxar é garantido.

Praia do Seixal

 

5. Viajar no teleférico das Achadas da Cruz

As vistas são incríveis e a sensação de descer no teleférico até o mar é inigualável. Gozem a tranquilidade deste lugar. Se não quiserem descer de teleférico, a alternativa é percorrer um trilho de 5 km, ao longo de cerca de 2 h 30 m, até chegar ao mar. O nome deste trilho é “vereda do calhau”, mas atenção pois o terreno apresenta um desnível acentuado. Podem saber mais neste site.

 

6. Caminhar na Levada do Moinho

Este passeio tem início na zona da Santa, no Porto Moniz, e demora cerca de 3h30 para ser percorrido. É uma escolha interessante para conhecer a Floresta Laurissilva, ver bonitas cascatas e ainda as ruínas de moinhos de água, que aqui se encontram.

 

7. Visitar o Miradouro das Cabanas

Este miradouro é espetacular. Fica localizado numa curva da ER 101, entre São Jorge e o Arco de São Jorge. A vista estende-se às pitorescas localidades da Boaventura e Ponta Delgada. Aqui, o mar parece estar unido ao céu no horizonte, e o tempo parece parar.

Querem conhecer mais sítios a não perder na Madeira? Consultem estes artigos

Boas Férias!