Sabiam que a areia e a água marinha do Porto Santo têm propriedades terapêuticas? Se procuram um “momento zen”, onde todas as atenções se destinam a cuidar de vós, da vossa saúde e do vosso bem-estar, experimentem a Talassoterapia e a Psamoterapia. Os SPAS são belíssimos e muito bem zelados. A sua decoração inspira paz, delicadeza e equilíbrio. Como meio terapêutico, na Psamoterapia usam-se areias quentes e na Talassoterapia, águas do mar.

Há muito que se conhecem os benefícios terapêuticos da Ilha do Porto Santo. O relaxamento proporcionado é tão atraente, que fica o desejo de voltar ano após ano…

 

Como tudo começou…

Por volta dos anos 70, vários médicos Alemães e Americanos apostaram nas propriedades terapêuticas da areia e água marinha da Ilha. Verificaram que ao cobrir o corpo diariamente de areia quente e mergulhar no mar do Porto Santo, os seus pacientes melhoravam a sua condição física.

Posteriormente a Universidade de Oslo e Aveiro comprovaram cientificamente essas melhorias. Acontece que a areia do Porto Santo tem propriedades físicas, químicas e térmicas, que contribuem para a saúde. Esta areia muito fina, carbonatada e biogénica, constituída por microrganismos marinhos, algas e conchas de moluscos, adere facilmente à pele. Como é rica em anti-inflamatórios naturais, como o estrôncio, estes podem ser absorvidos pela pele. Para que tal aconteça, é necessário que a areia quente fique em contacto com a pele durante 30 minutos. O calor produz suor e o PH ácido do suor dissolve e liberta os minerais da areia, que são assim absorvidos pela pele. Após cerca de 10 tratamentos, os benefícios começam a manifestar-se. A água do mar, muito rica em iodo, cálcio e magnésio, contribui para a saúde e relaxamento.

 

Como são feitos os tratamentos de Talassoterapia?

Os tratamentos de Talassoterapia ocorrem no Thalasso SPA do Hotel Vila Baleira. Este centro tem um circuito Vitapool com água do mar do Porto Santo, que deve ser percorrido em determinada ordem e tempo, para maximizar o relaxamento. Encontram também sauna, banho turco, hammam, corredor de marcha (ideal para combater a celulite), duches de água doce e de jato, várias piscinas e salas de tratamentos/massagens. As terapeutas qualificadas encontram-se disponíveis para prestar todas as informações. Também encontram tratamentos de acupuntura, algoterapia e inalação com aerossóis marinhos, indicados no tratamento da sinusite e outros problemas respiratórios. A massagem manual de Duche Vichy é uma das mais procuradas, pois usa jatos de água do mar do Porto Santo para massajar o corpo. Muito relaxante.

 

Como são feitos os tratamentos de Psamoterapia?

No SPA do Hotel Porto Santo existem cubas ou banheiras com areias aquecidas, devidamente mantidas para garantir a temperatura, humidade e higiene adequadas aos tratamentos. Os interessados nestes tratamentos terão que levar o fato de banho (para aumentar a superfície de contacto com a pele) e não devem ingerir refeições pesadas no dia do tratamento. À chegada ao SPA, um terapeuta mede a tensão arterial e preenche uma ficha médica. Pessoas com problemas cardíacos, circulatórios, renais ou hipertensão / hipotensão não podem submeter-se à Psamoterapia. Se tudo estiver de acordo, passam ao tratamento (banho de areia), que consiste em deitar-se sobre a areia quente e ficar completamente coberto de areia, até ao pescoço. O contacto com a areia ocorre ao longo de 30 minutos. Após esse período de tempo devem relaxar durante uma hora (mínimo) e ingerir muitos líquidos. A temperatura da areia ronda os 40º C e recomenda-se duas sessões por dia, de 30 minutos cada. A Psamoterapia está indicada no tratamento de doenças como a osteoporose, a artrite reumatoide, a gota e a fibromialgia.

Juntem o útil ao muito agradável…Cuidem da vossa saúde e descubram o Porto Santo!