Hoje partilhamos convosco a experiência de um grupo de jovens que esteve de visita ao Porto Santo e que descobriu muito mais do que o que estava à espera. É a história de um casal que já tinha estado na ilha da Madeira aquando da RFM Selfie Trip, um evento organizado com das maiores emissoras de rádio nacional, e que ganhou uma viagem de volta ao destino, mas desta vez ao Porto Santo.

Sem mais demoras, vamos saber o que andaram a fazer…

______________________________________________________________________________________________

“Em novembro do ano passado tivemos a sorte (única!!!) de poder estar na RFM Selfie Trip Madeira com a equipa da RFM e da Associação de Promoção da Madeira (APM), e vivemos experiências que nos vão marcar para SEMPRE!

Resumindo: ficámos apaixonados pela Madeira!

Pouco depois do sonho acabar e voltarmos à realidade, recebemos a notícia de que tínhamos sido a dupla escolhida para visitar o Porto Santo!

Escusado será dizer que ficámos aos pulos e ansiosos para que o dia chegasse!

Quase um ano depois, na última semana de setembro, início de Outono, lá fomos nós e um casal amigo, para o Porto Santo. Mal aterrámos esquecemos logo o Outono, os casacos ficaram de lado e aí percebemos que afinal o nosso Verão não tinha acabado!

Na Madeira é Verão todo o ano!

 

 

CLIMA

Qual Tailândia ou República Dominicana, o paraíso está bem perto de nós e chama-se Porto Santo! Todos os dias tivemos temperaturas entre os 20ºC e os 26ºC e isso diz tudo. Sim, 20ºC foi mesmo a mínima! E a temperatura do mar também não foge desses valores, por isso, aterrar no Porto Santo é mesmo chegar ao paraíso!

 

PRAIAS

São 9km de praia, ou não fosse esta a Ilha Dourada, e sempre com águas completamente transparentes! Somos sinceros, já tínhamos visto fotografias, mas só acreditámos mesmo quando vimos. A temperatura e a água transparente são fascinantes! Mas tem um problema, é verdade… SAIR! Sair da água é um problema! É mesmo difícil querer sair do mar, ficámos fascinados com o seu azul e como é tão transparente. A praia é bastante agradável e como ficámos hospedados praticamente numa das suas pontas, uma das nossas atividades foi percorrê-la até à cidade, a Vila Baleira.

 

 

 

 

 

ESTADIA

Ficámos hospedados no Pestana Ilha Dourada e só temos a dizer bem! Em 5 minutos estávamos na praia e a piscina do hotel é mesmo muito agradável, tal como todos os espaços do hotel. E a equipa… fantástica! Fez-nos sentir em casa!

 

 

TRANSPORTES

Existem muitas, muitas, formas de conhecer esta ilha. E a melhor opção é fazer um bocadinho de todas, ou quase vá!

1. A primeira pela qual optámos foi uma Jeep Tour da Lazermar e adorámos! Fica-se a conhecer grande parte da ilha e o guia Nuno era excelente, pelo que ficámos a conhecer todas as curiosidades e história dos locais que íamos visitando! Para começar fomos ao Miradouro das Flores e a vista é “só” de cortar a respiração! Consegue-se ver toda a praia e tem uma vista privilegiada do Ilhéu da Cal e do Ilhéu de Ferro. Mil fotos lindas é a tradução e uma memória que fica para sempre! De seguida fomos aos Morenos e ao Miradouro da Ponta da Canaveira e, mais uma vez, ficámos rendidos às paisagens do Porto Santo! O Pico Ana Ferreira foi mais uma das nossas paragens e o sítio é mesmo único, mostra-nos a grande atividade vulcânica que houve na ilha. Nada atrás fica a Fonte da Areia, o pequeno deserto da ilha, de repente parece que acabámos de entrar num cenário do Star Wars!!! Lindo! E para terminar ficámos com a vista na outra ponta da ilha, no Miradouro da Portela, onde pudemos encontrar os moinhos de vento.

 

 

2. Depois de sabermos tudo o que está por trás de cada sítio, no dia seguinte foi altura de explorar algumas zonas a pé! Aqueles sítios que ficámos com mais curiosidade ou com vontade de “perder” mais um bocadinho. Até porque não há nada como percorrer os locais com os nossos próprios pés, ficam sempre momentos especiais e pequenos pormenores que, de outra forma, nos escapavam. E lá fomos nós ao espetacular Miradouro das Flores, nunca é demais ver a ilha daquele ponto, acreditem! E já que estávamos por aquela zona demos um “saltinho” ao Zimbralinho, um paraíso de águas turquesas, bem escondidinho, e que merece a visita nem que seja só do topo.

 

 

 

3. Bicicleta! Outra forma bem divertida de conhecer a ilha descobrir uma das melhores surpresas da ilha. O Porto das Salemas! É mesmo um cenário perfeito, piscinas naturais com a água mais transparente que alguma vez vimos e que nos fez sentir num autêntico paraíso no meio da natureza. E claro… perdemo-nos em mais fotografias atrás de fotografias! Vários mergulhos depois…. e fomos até à cidade reabastecer energias com uma Lambeca, o famoso gelado da ilha do Porto Santo!

 

 

 

4. Depois de tudo explorado por terra chegou a vez de explorar o mar! Coletes postos e lá fomos nós de barco com o Mar Dourado. E não podíamos ter pedido melhor! Vimos vários golfinhos e alguns bem de perto. Momento único mesmo! No final da viagem tivemos a oportunidade de fazer snorkeling ao largo do Ilhéu da Cal e é mesmo uma experiência a repetir, é incrível ver a quantidade de peixes que há e de tão perto!

 

 

RESTAURANTES

Fomos muito bem-recebidos em todos os espaços e todos eles com comida ótima! Mas há sempre aqueles que nos marcam. O nosso Top 4 (sem ordem) é o “Bar João do Cabeço”, “Casa d’Avó”, “O Calhetas” e “Torres”. Todos eles merecem uma visita! Já temos tantas saudades do bolo do caco, do filete de espada com banana, das lapas grelhadas e do saboroso pudim de maracujá!!

 

Pois bem, foram 7 dias repletos de novidades e descobertas. Todos os dias fizemos atividades diferentes! Por isso, desengane-se quem acha que Porto Santo é só praia! Porto Santo foi praia, golfinhos, caminhadas, mar com todos os tons de azul, miradouros com vistas fantásticas, bolo do caco, pessoas muito simpáticas e sempre com muitas surpresas pelo caminho.

Obrigada por tudo Associação de Promoção da Madeira! O vosso (nosso) Porto Santo é fantástico! Até já!”

 

 

Incrível! Esta é a essência da ilha do Porto Santo, sempre a surpreender!!

Visitem o arquipélago da Madeira… Descubram o Porto Santo!