Madeira Desafia
A melhor ilha da Europa 2018+ info
Continuar a descobrir

12 razões para visitar Madeira

1. Clima ameno e subtropical (temperaturas médias do ar e da água do mar entre 18 a 24º C)

Este clima maravilhoso permitir desfrutar, ao máximo, os prazeres do mar e natureza. Não faltarão oportunidades para nadar em piscinas vulcânicas, estender-se ao sol nas praias, passear de barco para ver baleias ou golfinhos, caminhar nas levadas, ou viver uma aventura de BTT ou Canyoning, no coração da Floresta Laurissilva.

2. Voos de curta duração, a partir das maiores capitais europeias

O Aeroporto da Madeira, ou Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo, (foi assim batizado para prestar homenagem à maior estrela mundial madeirense), oferece ligações aéreas regulares, diretamente com as principais capitais europeias, tais como Londres, Paris, Berlim, Lisboa ou Porto. A duração dos voos é curta, e vai desde 1h30 minutos para Lisboa a cerca de 3/4 horas para Paris, Londres ou Berlim. Está preparado para receber qualquer avião, cumprindo os mais rigorosos critérios de segurança internacionais. Além disso, aterrar na Madeira é uma experiência incrível, de uma beleza de cortar a respiração!

3. Paisagens espetaculares e luxuriantes

Descobrir os vários recantos da ilha e as suas diferentes paisagens é uma verdadeira aventura. Explorar florestas, praias, cidades, montanhas, jardins, reservas naturais…enfim, uma diversidade de ambientes inacreditáveis e a curtas distâncias entre si. Acrescente-lhe diferentes perspetivas do mar, terra, ou ar e as experiências multiplicam-se!

4. Floresta Laurissilva - Património Natural UNESCO desde 1999

Laurissilva é o nome dado a um tipo de floresta húmida subtropical, de origem pré-histórica, composta por árvores da família das lauráceas e presente nalgumas zonas da Macaronésia – uma região que inclui os arquipélagos da Madeira, dos Açores, das Canárias e de Cabo Verde. É na Ilha da Madeira que tem maior expressão, ocupando uma área de cerca de 20% do território. É também nesta Floresta que se encontram as Levadas, canais de irrigação que transportam a água das zonas mais altas e húmidas para as regiões mais secas, e que formam um conjunto de trilhos incríveis, muito procurados para a prática de diferentes atividades de natureza, como caminhadas, trail running, BTT ou canyoning.

5. Povo amigável e hospitaleiro

Graças à alegria e simplicidade dos locais, o ambiente que se vive é amigável. Os madeirenses têm uma vontade muito própria de ajudar, e dominam na arte de bem receber. Visitar a Madeira é “sentir-se em casa” desde o primeiro minuto, através de uma hospitalidade muito caraterística, que diferencia qualquer viagem a este destino.

6. Variedade de alojamento, desde hotéis luxuosos a casas de turismo rural

Existe uma oferta variada de alojamento, assim como das experiências proporcionadas pelos mesmos (hotéis de luxo, com spas, para famílias, adults-only, eco-friendly, e quintas históricas). A variedade é grande e de alta qualidade, onde pode optar pelo charme refinado dos hotéis tradicionais, pela inovação e autenticidade dos hotéis de design, pelo acolhimento familiar dos estabelecimentos de turismo rural ou pelas charmosas mansões madeirenses “Quintas da Madeira”.

7. Rica herança cultural

A Madeira guarda 6 séculos de herança cultural, que merece especial atenção. Além de ser dotada de um rico património edificado (igrejas, capelas, monumentos e museus), existem várias tradições e costumes, que se mantêm nos dias de hoje, e que podem ser experienciados na primeira pessoa, quer no dia-a-dia (mercados, bairros históricos e meios mais rurais), quer em eventos tradicionais como arraiais e cortejos alegóricos.

8. Excelentes vinhos e produtos locais

A oferta gastronómica é variada, com sabores exóticos e refinados, simples e generosos, reflexo da alma dos madeirenses. A riqueza dos solos, fortalecidos por um clima subtropical, oferecem vários produtos locais (peixe, carne, vegetais e frutas), embora exista fácil acesso a alguns produtos internacionais e gourmet.

 

Uma refeição pode envolver pratos, meticulosamente executados, num restaurante com estrelas Michelin, um peixe fresco à beira-mar, uma espetada numa zona vinícola, ou uma sandes no bolo de caco, numa esplanada de um bar do centro histórico do Funchal. Outra experiência digna de ser vivida, é a visita a uma adega de Vinho Madeira, ou a uma quinta de produtores vinícolas, para degustar o famoso vinho que nasce nas montanhas e à beira-mar, destas abençoadas ilhas.

9. Atividades ao ar livre: mar, montanha e ar

O clima da Madeira permite fazer atividades ao ar livre, praticamente 365 dias por ano. Existem atividades para todos os gostos, radicais e relaxantes. Percorrer os trilhos nas montanhas (#themostbeautifultrailsintheworld), é uma das possibilidades para quem procura um novo desafio, em diferentes cenários. O canyoning é também uma experiência radical com muita procura. Pode também aproveitar cada momento com tranquilidade, ao caminhar nas levadas, passear de barco, ou fazer mergulho para observar a vida marinha. No ar, pratica-se paragliding/parapente, para viver uma das maiores sensações de liberdade.

10. Eventos durante todo o ano

A Madeira orgulha-se de apresentar diversos eventos, literalmente todo o ano, (de janeiro a dezembro), e das mais diversas temáticas; piromusicais, desportivos, gastronómicos, entre outros.

 

A Festa da Flor, o Festival do Atlântico, o Carnaval, o Festival Colombo e a Festa do Vinho são alguns dos eventos mais populares. Atraem milhares de turistas, ano após ano, que procuram experiências alegres, de uma energia contagiante que culmina na noite de chegada do Ano Novo, com um dos maiores fogos-de-artifício do mundo.

11. Porto Santo, uma das “7 Maravilhas - Praias de Portugal”

Em 2012, a praia do Porto Santo venceu na categoria “Praia de Dunas”, o reconhecimento das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”. Esta praia de 9 km, conta com águas cristalinas, que banham uma extensa e contínua costa de finas areias douradas, que estão na origem do seu nome “Ilha Dourada”.

12. Madeira, 5 vezes o "Melhor Destino Insular do Mundo”

Madeira tem a honra de ter recebido em 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019, o título de “Melhor Destino Insular do Mundo” nos World Travel Awards™, o que é efetivamente demonstrativo, de excelentes motivos para uma viagem a este maravilhoso destino.