Sabiam que na Ilha da Madeira existem praias de areia?

A Ilha da Madeira não é habitualmente conhecida por ser um destino de praia, ao contrário do Porto Santo, famoso pelas suas areias douradas (saibam mais sobre as propriedades da areia do Porto Santo), no entanto, a Madeira vai surpreendê-lo!

Aqui, as praias são, na sua maioria, de calhaus e rochas vulcânicas, o que as torna diferentes do habitual, mas existem também algumas praias de areia à espera da vossa visita e que vos irão surpreender pelos cenários que as rodeiam.

 

Apresentamos-vos 4 praias de areia na Ilha da Madeira, venham conhecê-las!

1. Calheta

A praia da Calheta foi a primeira praia de areia importada na Madeira. Está rodeada por pequenos quebra-mares, o que, habitualmente, faz com que tenha poucas ondas ou correntes marítimas. Tem duas áreas de descanso onde se alugam espreguiçadeiras, e um insuflável no mar, que faz a alegria das crianças. Fica junto à marina da Calheta, que dispõe de uma promenade com várias instalações de apoio, tais como W.C., vestiários, campos de voleibol e futebol de praia e restaurantes. Oferece também um supermercado e estacionamento com parquímetros, nas proximidades.

 

2. Machico

No lado oposto da ilha (também na costa sul) encontra-se a praia de Machico, de areia importada, com grãos de areia amarela, macios e finos. Uma das suas particularidades é poder contemplar o descolar/aterrar dos aviões no Aeroporto da Madeira, cuja pista fica mesmo ao lado. Junto à promenade que dá acesso a esta praia, existe uma área de estacionamento com parquímetros, assim como vários restaurantes e cafés com esplanada. Ali próximo, encontra-se também a praia natural de Machico, com calhaus e areia negra, típicos da Ilha e um pontão de acesso ao mar.

 

3. Prainha

Junto à Ponta de São Lourenço, na costa sudeste da Madeira, fica a simpática Prainha. Esta pequena praia de areia natural, fina e acobreada, fica abrigada numa enseada. Acha-se facilmente, graças a um trilho pedestre com alguns degraus. Podem estacionar o carro no parque, que fica na estrada principal, junto ao trilho. É apreciada pelas suas águas límpidas e paisagem envolvente, deslumbrante. Ao seu redor existem montanhas com alguns dragoeiros e a pitoresca Capela de Nossa Senhora da Piedade. Dispõe de um restaurante de apoio, com esplanada, W.C. e duches.

 

4. Seixal

A praia de areia natural do porto do Seixal, na costa norte da ilha, é uma das praias mais fotografadas na Madeira, graças ao seu cenário, arrebatador. A sua areia negra e fina é suavizada pelo verde reluzente das montanhas circundantes. Tem um pequeno porto/cais junto à praia, que faz quebrar, ligeiramente, a força das ondas. Nas proximidades, encontram-se também as piscinas naturais do Seixal, onde podem dar belos mergulhos.

Praia do Seixal Praia do Seixal

As praias de areia da Madeira oferecem-vos paisagens inesquecíveis e inesperadas, em pleno Oceano Atlântico.

Estendam a toalha na areia, ou no calhau, mas não deixem de conhecer a beleza das praias Madeirenses!