Na Madeira é fácil ter uma aventura…

Existem 4 Reservas Naturais à sua disposição, que são autênticos paraísos de sonho, à beira-mar.

Estas Reservas foram assim designadas, para proteger e preservar este destino ecológico. Podem descobrir plantas e animais raros no mundo, e deixem-se encantar por locais exclusivos. Sim, há lugares no Mundo que são tão especiais, que o tempo não passa por eles – venham descobri-los na Madeira!

 

1.Reserva Natural da Rocha do Navio

O naufrágio de um navio no século XIX, deu o nome esta Reserva. O acesso é feito pelo Miradouro da Rocha do Navio, em Santana.

A vista é gritante, tranquila e incrivelmente bela.

Neste local recôndito há cascatas que correm dos penhascos até ao mar, uma brisa fresca, uma praia selvagem de calhau e uma paz celestial. Podem contemplar o oceano de um lado, bananeiras e hortas agrícolas do outro; contrastes impressionantes, observados ao longo da espetacular descida no teleférico, que lhe dá acesso.

Esta Reserva é um habitat potencial da foca monge e preserva a flora endémica existente nas suas falésias e no Ilhéu da Viúva adjacente.

Apaixonem-se!

 

 

 

2.Reserva Natural Ponta de São Lourenço

Esta Reserva inclui um dos percursos mais fascinantes na Madeira – a Vereda da Ponta de São Lourenço (PR 8).

Fica localizado na península mais a este da ilha e oferece vistas deslumbrantes, não só das costas norte e sul da ilha, mas também das ilhas Desertas e Porto Santo. Esta Reserva foi abençoada por uma fauna e flora particulares, graças às suas condições geológicas. Deslumbrem-se com as múltiplas cores das flores selvagens e das diferentes camadas rochosas, retrato da sua origem vulcânica. No final do percurso descubram o Cais do Sardinha e aproveitem para nadar nas suas águas azuis turquesa, cristalinas. Observem as gaivotas (Larus cachinnans atlantis), as cagarras (Calonectris diomedea), os moluscos e ainda a lagartixa endémica (Lacerta dugesii). O que torna este lugar tão especial é a sua sensação de isolamento e a paisagem virgem, relaxante, que nos faz rejuvenescer a cada passo. Vale a pena visitar!

 

 

 

3.Reserva Natural parcial do Garajau

A cerca de 15 minutos de carro do Funchal, esta Reserva Natural fica numa das praias preferidas dos amantes de mergulho – a praia do Garajau. O acesso a este local é feito de Teleférico ou de carro, desde a Ponta do Garajau. Esta é a única reserva marinha exclusiva de Portugal e oferece condições fabulosas para o mergulho, permitindo o contacto próximo com espécies inofensivas como os meros (Epinephalus guaza) que ali vivem. Uma experiência memorável!

 

 

 

4. Reserva Natural das Ilhas Desertas

Estas três pequenas ilhas a sudeste da Madeira chamam-se: Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio. São zona de refúgio e conservação da foca-monge (Monachus monachus) e centro de nidificação de aves marinhas. Aqui conservam-se ainda espécies raras da flora endémica. A Deserta Grande é a única ilha que aceita visitas, no entanto é necessário pedir uma autorização prévia. Este pedido deve ser feito ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, com a máxima antecedência possível. Também podem fazê-lo através de embarcações turísticas devidamente autorizadas. Sim, porque para aceder às Ilhas Desertas terão que fazer uma viagem de barco, desde o Funchal, com a duração de cerca de 3 horas (só ida). Podem fazer uma visita guiada ao Parque Natural, mergulhar nas águas límpidas circundantes e fazer snorkelling ou mergulho. Ao longo da viagem de barco, deixem-se contagiar pela beleza e simpatia dos golfinhos no seu habitat natural. É também muito habitual, encontrar aves marinhas e baleias!

 

 

 

Apreciem as vistas inesquecíveis deste arquipélago.

Respirem fundo e relaxem nas Reservas Naturais da Madeira!