Localizada em pleno Oceano Atlântico, a ilha da Madeira tem zonas rurais de sonho.

Visitem as montanhas da Madeira e usufruam dos benefícios que a natureza desta ilha tem para vos oferecer.

Os passeios na floresta Laurissilva, o chilrear dos pássaros, o silêncio, o clima temperado, o charme das casas de campo, os sabores da gastronomia tradicional e a simpatia do povo hospitaleiro, farão das vossas férias uma experiência inesquecível.

 

Estes são 5 dos locais que não perdem perder na Madeira Rural:

1.Porto da Cruz

Esta localidade oferece vistas magníficas sobre a paisagem rural. Visitem o miradouro da Portela e contemplem a beleza de um vale de montanhas que corre até ao mar. Deslumbrem-se com os rochedos à beira-mar, tais como a emblemática Penha d’ Águia, com 590 m de altura. Desfrutem do sol ou pratiquem surf na admirável praia da Alagoa, abençoada por areia preta. Descubram os campos agrícolas do Porto da Cruz e percorram a levada do Furado (PR 10). Visitem a Companhia de Engenhos do Norte, e provem a bebida tradicional da Madeira, a poncha, feita de aguardente de cana-de-açúcar.

 

2.Santo da Serra

O Santo da Serra mantém o ambiente rural dos velhos tempos, com um mercado aos domingos, onde os agricultores locais vendem os seus produtos, e os visitantes deliciam-se com a gastronomia tradicional. É também uma zona de floresta luxuriante, que acolhe belas quintas e hotéis charmosos. Esta localidade convida a retiros românticos, a longas caminhadas e ao luxo do silêncio.

Visitem o Clube de Golf Santo da Serra e testem a vossa pontaria, inserido num cenário magnífico sobre as montanhas e o mar. Existe também um centro de equitação nas proximidades.

 

3.Santana

Santana exibe um cenário natural coberto por uma grande área de Floresta Laurissilva. Está decorada com algumas casinhas típicas, com telhados de colmo, que atraem muitos turistas. Além de casas de campo, quintas e hotéis encantadores, poderão visitar dois parques florestais, nas Queimadas e no Pico das Pedras, que permitem o contacto direto com a flora e fauna endémica. Este é também um dos locais de eleição para os caminhantes, que aqui encontram o principal acesso à Levada do Caldeirão Verde (PR 9), e ao pico mais alto da ilha, o Pico Ruivo. O Parque Temático da Madeira exibe tradições e costumes regionais, através de pavilhões multimédia e experiências interativas, envoltos pela natureza local. Na Reserva Natural da Rocha do Navio, junto ao mar, poderá desfrutar de uma excelente vista sobre o Ilhéu da Viúva e sobre a agricultura local. No museu da Vinha e do Vinho, no Arco de São Jorge, descubram como se faz o vinho Madeira, e algumas castas de vinho desta freguesia.

 

4.Chão da Ribeira

O Chão da Ribeira é um autêntico refúgio de montanhas verdejantes, rico em pequenos campos agrícolas, pitorescas casas rurais e uma vasta área de floresta Laurissilva. No mês de janeiro, poderão aqui provar o “Panelo”, uma tradição gastronómica onde se cozinha um prato típico ao ar livre, com legumes e carne, provenientes dos produtores locais. Além das caminhadas nas veredas, poderão praticar Canyoning e sentir a natureza, percorrendo cursos de água ou ribeiras. Na Vereda do Fanal (PR 13) observem a beleza de uma caldeira vulcânica, rodeada por um deslumbrante bosque de tis (Ocotea foetens).

 

5.Prazeres

Descubram esta simpática localidade, com paisagens impressionantes sobre o mar. O Caminho real dos Prazeres, o Caminho dos pés descalços e a Vereda do Jardim do Mar (PR 20) são algumas das caminhadas a não perder. As quedas de água e a flora endémica são de encantar. Descubram vários elementos da natureza madeirense, ao caminhar sobre o louro, os calhaus, o eucalipto, entre outros. Na Vereda do Jardim do Mar poderão também observar a agricultura tradicional, praticada em socalcos, os poios. A Quinta Pedagógica dos Prazeres promove as tradições agrícolas. Tem um jardim de ervas aromáticas e uma acolhedora casa de chá, onde pode relaxar e degustar os doces caseiros de frutas e o vinagre de sidra e maracujá. Poderão também visitar alguns animais da quinta.

Nesta localidade encontram alguns dos trilhos de BTT mais procurados na Madeira.

 

 

Liguem-se à natureza! Descubram a Madeira!