Porto Santo é amor à primeira vista. Esta ilha de beleza singular é segura e acolhedora. Tem belas praias de areia fina e dourada, ilhéus de diferentes formas, serras virgens e um mar tranquilo, de cor azul-turquesa. Respira-se calma e bem-estar.

O Porto Santo presta-se a férias de sossego e praia. Come-se bom peixe e a fruta é deliciosa. Os mais ativos encontram desportos aquáticos, caminhadas e outras aventuras pelas serras e picos. Precisam de mais motivos para viajar até este destino? Descubram 5 razões para visitar o Porto Santo:

 

1.Praia todo o ano no Porto Santo

Porto Santo é conhecido pelo seu clima ameno. É provável que encontrem 4 estações num só dia, ou dias plenos de sol e céu azul (mesmo no inverno). A água do mar tem temperaturas médias de 20º C e oferece condições ideais para fazer praia todo o ano! Existem também piscinas naturais no Porto Santo – ficam no Porto das Salemas e são paradisíacas!

 

2.Saúde e bem-estar

O mar e a areia do Porto Santo foram abençoados por propriedades benéficas para a saúde. Se procuram relaxamento total, podem fazer tratamentos com água marinha, no centro de Talassoterapia. A Psamoterapia recorre a “banhos” com areias quentes do Porto Santo, cujas propriedades previnem doenças osteoarticulares. Existem SPAS especializados neste tipo de terapias, durante todo o ano, nomeadamente no Vila Baleira Hotel e no Hotel Porto Santo.

 

3.Gastronomia local

Lapas, gaiado, atum e polvo são algumas das especialidades locais, sem esquecer o bolo do caco, os biscoitos torrados e os gelados – as inesquecíveis “lambecas” bem no centro da cidade!

Quanto à fruta, não deixem de provar as uvas, os figos, as melancias, os melões e conheçam doces típicos como as rosquilhas, as Capelas de São João e as broas de mel.

 

4.Desporto

Se gostam de fazer caminhadas, vão adorar percorrer a Vereda do Pico Branco e Terra Chã, a Vereda do Pico do Castelo ou a Levada do Pico Castelo. Mergulho é outro dos ex-libris do Porto Santo, graças à boa visibilidade até cerca dos 40 metros de profundidade e recifes artificiais. Golf, surf, SUP, windsurf, free snorkeling, passeios de Jeep e de barco – conheçam várias atividades que não podem perder no Porto Santo!

 

5.Festival Colombo

Sabiam que Cristóvão Colombo viveu no Porto Santo? Além de poderem visitar a sua Casa-Museu, existe um Festival inteiramente dedicado à época quinhentista, com teatro, música, e animação nas ruas. Decorre ao longo de 3 dias do mês de setembro – saiba mais aqui.

 

Como chegar ao Porto Santo?

Podem optar pelo avião (a viagem desde o Funchal, tem a duração média de 20 minutos) e existem  também voos diretos de cidades como Lisboa ou de países como o Reino Unido ou a Alemanha. Se optarem pelo navio Lobo Marinho, a viagem Funchal – Porto Santo demora cerca de 2h30.