Sabiam que a Ilha da Madeira é um excelente local para a prática de atividades radicais, todo o ano? Em curtas distâncias encontram uma enorme variedade de paisagens, terrenos, ribeiros, trilhos, levadas, florestas e praias.

Estas atividades podem ser praticadas em terra, no ar ou na água, ou numa perfeita fusão de todos estes elementos.

 

BTT ou Mountain Bike

De acordo com o site oficial da RedBull, a Madeira é um dos 5 melhores destinos europeus para a prática de BTT, durante o inverno. Grandes atletas como Steve Peat, Loic Bruni, Josh Bryceland, entre muitos outros, já o atestaram. A temperatura amena e a variedade de ambientes são apenas alguns dos pontos mais valorizados pelos praticantes.

Descubram trilhos misteriosos e húmidos no Fanal, descidas rápidas na Calheta e Ponta do Pargo, ou o piso inclinado do Poiso, a curta distância da capital. Surpreendam-se com as cascatas, os túneis, as florestas, os picos altos da ilha, os fetos gigantes e os caminhos de canga de São Jorge (caminhos por onde passavam os antigos carros de bois, para transporte dos bens agrícolas). Há 365 dias por ano para se divertir com o mar no horizonte. Os mais experientes podem mesmo descer dos 1100 metros até à praia, em menos de uma hora!

Apertem o capacete, larguem o travão e deixem-se levar…

A cada segundo há uma decisão para tomar e a evasão mental é brutal, terapêutica, viciante, uma sensação inacreditável.

Mesmo que não tenham muita experiência, há passeios Cross Country (corrida corta-mato) para quem quer iniciar-se nesta aventura.

O que esperam para experimentar?

 

 

Parapente ou Paragliding

Preparados para voar? O parapente é uma modalidade de voo livre, numa estrutura flexível semelhante ao paraquedas. Permite o voo acompanhado por um piloto qualificado, com uma licença para voar com outra pessoa (bilugar ou “tandem”). Esta atividade possibilita a contemplação de vistas aéreas inesquecíveis sobre o mar e escarpas da Ilha. A costa litoral vista do ar e as sensações que esta atividade oferece são apenas dois dos pontos a favor. Há vários locais na Madeira com condições para voar. O Sitio do Rochão, no Arco da Calheta, a 820 metros de altitude é um dos mais populares. Calcem umas botas de montanha para auxiliar na aterragem e preparem-se para uma verdadeira sacudidela mental. À vossa espera estão emoções felizes e a maior sensação de liberdade da vossa vida…

 

Canyoning

O Canyoning é uma excelente forma de descobrir o interior da Ilha. A sensação de explorar os cursos de água que jorram das profundezas das montanhas, ultrapassando obstáculos naturais, é uma experiência incrível. O Ribeiro Frio, a Ribeira das Cales e a Ribeira do Porto Novo são algumas das áreas preferenciais para o exercício desta atividade.

A Madeira reúne as condições ideais, climatéricas e orográficas, para a prática do Canyoning, existindo percursos de diferentes níveis de dificuldade.

Imaginem o murmúrio do interior da floresta, a proximidade às cascatas de água e os laços que se criam no grupo, ao longo da experiência. Esta é uma atividade divertida e desafiante, onde cresce o respeito pela natureza e chegar ao final é motivo de orgulho e de superação pessoal.

Os saltos, os trilhos e a beleza da Floresta Laurissilva são ótimas razões para praticar Canyoning nesta Ilha.

 

Coasteering

O Coasteering consiste na exploração da costa litoral, através da escalada das rochas, saltos e mergulhos no mar. A Reserva Natural da Ponta de São Lourenço é um dos lugares de eleição para esta atividade.

A paisagem árida, a fauna marítima, as grutas e a limpidez das águas do mar, oferecem uma experiência memorável. O Coasteering desafia a capacidade de superar o medo, à descoberta da natureza da Ilha e de nós próprios.

 

Recomendamos que pratiquem estas todas estas atividades com empresas de turismo ativo especializadas, de modo a garantir todas as condições de segurança e descobrir os melhores spots para a prática. Estas empresas podem ser encontradas no site madeiraallyear.com.

 

Se procuram aventura, um clima agradável e paisagens incríveis, a Madeira é a escolha ideal!

Descubram a Madeira!!