O Funchal é a capital do Arquipélago da Madeira e como tal, aqui, podem encontrar diversas atrações para visitarem durante a vossa viagem, algumas delas exclusivas do destino.

Se estão a pensar visitar a Madeira, coloquem estes locais na vossa lista de “sítios a visitar e coisas a fazer”:

 

1.Mercado dos Lavradores

Façam uma viagem pelos sons, cores e sabores deste mercado emblemático – um dos principais pontos de encontro, entre locais e turistas, situado na zona velha do Funchal. Vende todo o tipo de artigos e iguarias regionais: frutas, legumes, flores, peixe, carne, ervas aromáticas, artesanato, vinhos ou frutos secos. Tem também alguns cafés, onde podem provar as famosas sandes de carne de vinho e alhos, ou as típicas queijadas madeirenses.

Encontra-se aberto diariamente (exceto aos Domingos), a partir das 7h da manhã. Essa é também a hora a que chegam os primeiros clientes habituais, em busca dos produtos mais frescos, sobretudo às sextas-feiras.

 

 

2.Jardim Tropical Monte Palace

Com cerca de 70 000 m2 de área, o Jardim Tropical Monte Palace é muito mais do que um simples jardim… é um local que inspira tranquilidade e, tal como o nome indica, fica localizado no Monte.

A sua vegetação é luxuriante e permite-nos conhecer espécies dos 4 cantos do mundo. Dá especial destaque às cicas da África do Sul, e tem uma área exclusivamente dedicada à Floresta Laurissilva.

Os místicos Jardins Orientais são outra particularidade deste local. Aqui, podem encontrar diversos pagodes, esculturas budistas, pontes vermelhas e lagoas, onde nadam peixes Koi e cisnes. Podem ver, também, vários painéis de azulejos e o Museu de Escultura Africana. Existe ainda uma área, intitulada “Segredos da Mãe Natureza”, que exibe centenas de minerais fascinantes.

 

 

Uma viagem nos famosos Carros de Cesto da Madeira é também um dos pontos altos de qualquer visita ao Monte (e que não podem fazer em nenhuma outra parte do Mundo)!

Surgiu no séc. XIX para facilitar a circulação de pessoas, desde o Monte até ao centro do Funchal. Os condutores, “Carreiros do Monte”, conduzem os carros de cesto (feitos de madeira e vimes), com a ajuda de cordas e das tradicionais Botas de Vilão, com solas de borracha. A viagem é muito divertida e percorre cerca de 2 km, por entre ruas íngremes e pitorescas. Saibam mais aqui.

 

 

3.Teleférico Funchal – Monte

Uma das melhores formas de conhecer o Funchal é através de uma viagem de teleférico. Graças à orografia da cidade, em forma de anfiteatro, as vistas aéreas sobre o mar, as casas e as ribeiras da cidade são inesquecíveis. A viagem tem como ponto de partida a zona velha do Funchal e chega ao Monte em cerca de 20 minutos. Saiba mais sobre os teleféricos da Madeira, aqui.

 

 

4.“Arte Portas Abertas” – Zona Velha do Funchal

A arte retratada nas portas, da Rua de Santa Maria, é uma das atrações imperdíveis no Funchal. Aqui estendem-se cafés, restaurantes e bares, cujas portas foram pintadas por artistas locais e estrangeiros. Este movimento teve início em 2011, e veio rejuvenescer esta zona histórica. Atrai muitos locais e visitantes, que por aqui passeiam à procura de arte, experiências gastronómicas e animação noturna.

 

 

5.Museu CR7

O Museu CR7 é uma das atrações mais visitadas no Funchal, graças à notoriedade do futebolista madeirense Cristiano Ronaldo. Situa-se no centro da cidade, junto ao também conhecido Hotel Pestana CR7. Junto ao museu, podem também encontrar a famosa estátua do jogador. Se quiserem saber mais informações sobre o museu, podem fazê-lo aqui.

Visite o site do museu: https://museucr7.com/ 

 

A lista de atrações no Funchal é gigante, certamente encontrarão muitas outras durante uma visita à Madeira. Se quiserem ver mais algumas opções de locais a visitar, visitem o nosso site , sigam-nos através do Instagram @visitmadeira ou consultem a nossa página de Facebook. Partilhem as vossas experiências e mostrem-nos aquilo que mais gostaram com o #madeiranowordsneeded