Ao atravessar as portas da Bordal os visitantes vivem uma experiência histórica única.

Para compreender o bordado da ilha da Madeira não há como ver e sentir todos os seus passos e processos. Por esta razão a Bordal mantem as suas lojas e a sua fábrica tal e qual como eram desde a sua fundação. Muitos dos visitantes ficam emocionados durante a experiência vivida na Bordal, sobretudo aqueles que tiveram na sua família uma herança tão especial como são as peças bordadas por mãos apaixonadas.

 

 

O bordado madeirense está presente na nossa ilha desde o seu povoamento, no séc. XV. Este conhecimento é passado de geração em geração até aos dias de hoje. É no final do século XIX que esta arte é reconhecida, comercializada e exportada. O rigor, a paixão e a técnica, inerentes à produção do Bordado Madeira, contam já com cerca de 150 anos de história. Há cerca de 100 anos contávamos com cerca de 50 000 bordadeiras e bordadeiros de todas as idades na nossa ilha.

Durantes décadas esta arte fez parte do quotidiano das famílias da ilha da Madeira. E hoje, um pouco por toda a ilha, ainda podemos encontrar as mulheres do bordado que repetem os pontos com muita dedicação e emoção. São horas a fio, cobrindo as linhas azuis estampadas no algodão, linho ou organdy criando peças de altíssima qualidade e beleza.

 

 

Na Bordal, é possível conhecer e experienciar a vida por detrás do Bordado da Madeira de duas formas:

Através da visita ao ‘Roteiro Histórico do Bordado da Madeira’ em que cada convidado é guiado por uma visita histórica e cultural que o transporta no espaço e no tempo. Registos, materiais, instrumentos, fotos e bordados antigos estão expostos no local onde ainda hoje é produzida cada fase do Bordado Madeira.

E através do Workshop para ‘Aprender a Bordar o Bordado da Madeira’, uma experiência em que uma das bordadeiras experientes ensina os novos aprendizes a picotar, a estampar e a bordar 6 diferentes pontos do bordado: o garanito, o ponto corda, o bastido, o ponto chão, o ponto sombra e a viúva. Uma aprendizagem vivenciada no coração da fábrica e do museu vivo que é a Bordal.

 

Ao longo dos anos a Bordal tem procurado responder ao desafio de unir a tradição com a inovação e continuar a criar peças intemporais.

Hoje produzem e exportam artigos para todo o mundo em diversos segmentos. São especialistas em produtos para mesa, banho e sobretudo bebé e criança, com peças bordadas para todos os momentos, desde os primeiros pequenos passos dos clientes mais pequeninos.

Ao longo dos anos o trabalho tem igualmente atraído a atenção de clientes por todo o mundo. Produzem e exportam quer para clientes finais, bem como para lojas de renome internacional que vendem os bordados em diversos países como os Estados Unidos da América, Suíça, Grécia, Itália entre outros.

 

 

Tiveram, igualmente, a oportunidade de trabalhar com vários estilistas, designers de moda e marcas nacionais e internacionais reconhecidas. Em 2015, colaboraram com a ‘Chanel’ na criação de 11 desenhos de golas com Bordado Madeira para a sua coleção Primavera/Verão.

Têm mais de 60 000 desenhos em arquivos e continuam a criar novos desenhos. Na loja online, apresentam grande parte dos artigos e é possível também conhecer todo o processo histórico da produção do Bordado da Madeira.

 

 

A Bordal está a aguardar a vossa visita. Têm uma das lojas e a fábrica na zona antiga da cidade, perto do Mercado dos Lavradores. A outra loja fica na zona turística da cidade, em frente à Residência Oficial do Presidente do Governo Regional. Espaços repletos de história. Em determinadas horas, poderão encontrar uma bordadeira à porta das lojas a mostrar ao vivo esta arte.

Não percam esta experiência cultural, visitem a Bordal e fiquem a conhecer o Bordado da Madeira.