Quando estiverem a preparar a vossa mala, tenham em conta que vão viajar para uma Madeira Subtropical. Um clima ameno, com temperaturas médias que rondam os 18 ºC no inverno e os 25 ºC no verão. É raro que a temperatura ultrapasse os 30 ºC no verão, e no inverno, se encontrar temperaturas abaixo dos 15 º C será sobretudo, nas zonas mais altas da ilha. Acima de tudo, há que estar preparado para a ousadia da ilha – vários microclimas e as 4 estações do ano, num só dia.

 

 

Num espaço de algumas horas podem dar um mergulho nas ondas quentes do Oceano Atlântico, e logo depois conduzir até um dos Picos mais altos da ilha (o Pico do Areeiro). Vão encontrar um local de uma beleza inigualável, que vos fará sentir a imponência da nossa natureza. Isto significa que num momento poderão estar em roupa de praia a apanhar banhos de sol, e logo depois poderão estar em altitudes acima dos 1800 m (sobre um mar de nuvens) com um casaco vestido a apreciar uma paisagem absolutamente incrível e de cortar a respiração.

 

 

Uma das vantagens deste clima diversificado é que permite a realização de atividades de natureza e mar, durante todo o ano. BTT, passeios de barco, parapente, canyoning, jeep tours, surf, mergulho, golf, trail running; há desafios para todos os gostos.

 

 

Calcem botas de montanhismo e vistam casacos para caminhar nas levadas. Tenham o fato-de-banho sempre à mão, pois pode logo apetecer um mergulho no Atlântico. Aproveitem também as noites agradáveis para jantar fora, conhecer a vida do Funchal ou os eventos culturais da ilha.

 

Em pleno inverno, surpreendam-se por belas manhãs de praia. Na primavera, respirem a brisa do mar. No outono, sintam o acolhedor sol de novembro. No verão, caso o calor aperte, há sempre a possibilidade de se refrescarem. Podem fazê-lo numa das nossas praias ou nas nossas piscinas naturais de origem vulcânica.

 

 

Quanto à mala de viagem, tragam roupa leve e fato de banho. Tragam também calçado apropriado para as caminhadas, casaco e alguma roupa quente. Preparem-se para o sol à beira-mar e para os arrepios da montanha.

Na Madeira podem encontrar, num só dia, um pouco das 4 estações do ano. É uma sensação incrível, acreditem.