Imaginem um espetáculo de flores, música e dança, que decorre entre abril e maio e tem dura entre 3 a 4 semanas.

Em 2018, a Festa da Flor ocorre de 19 de abril até 13 de maio.

São estrelícias, rosas, antúrios, cravos, próteas e muitas outras espécies, que prestam homenagem à primavera e inundam as ruas do Funchal, com cor, alegria e beleza natural.

São várias tradições a não perder neste evento; os tapetes de rua com decorações florais, o Mercado de Flores, o “Muro de Esperança”, a exposição de Flores naturais, o Cortejo Alegórico e ainda o desfile de automóveis antigos e clássicos.

Um passeio pelo centro da cidade do Funchal irá levar-vos a ver os famosos tapetes florais.  Verdadeiras obras de arte, onde poderão sentir o carinho e a minúcia presente em cada detalhe. Cada flor é criteriosamente escolhida e conjugada, para o efeito pretendido, num arco-íris floral de sonho.

 

Visitem o mercado das flores e sintam o seu perfume natural, a diversidade de cores, a graciosidade de cada flor… irão, certamente, descobrir espécies que ainda não conhecem.

 

Assistam à largada de pombos no “Muro da Esperança”. Este mural de flores ocupa uma fachada lateral da Praça do Município e é composto por centenas de espécies de flores oferecidas pelas crianças que por ali passam. Cada flor representa um desejo por realizar, um voto de esperança para um mundo melhor. Esta festividade é de uma ternura inesquecível. Decorre no primeiro fim de semana da Festa da Flor, na manhã de sábado.

 

Façam uma caminhada junto ao mar, na Praça do Povo, e visitem a Exposição de Flores naturais e de artesanato local. Surpreendam-se com a dedicação dos produtores locais, que aqui exibem os seus melhores exemplares e respetivos prémios de reconhecimento.

Na placa central da Avenida Arriaga, no Funchal, poderá assistir às atuações de grupos folclóricos, concertos musicais e espetáculos de rua, que atraem milhares de locais e visitantes.

 

O ponto alto da Festa da flor ocorre na tarde de domingo (22 de abril) – é o chamado Cortejo Alegórico da Flor. Centenas de crianças e jovens desfilam com trajes pintados e decorados com flores. Dançam ao som da música e das palmas dos milhares de pessoas, que visitam a cidade do Funchal, ano após ano, para assistir a este cortejo. A cidade transforma-se num verdadeiro jardim, animado pela música, cores primaveris, alegria e muita vibração! Os carros alegóricos acompanham as crianças e trazem euforia extra a este cortejo, com múltiplas decorações florais, música, arte e criatividade.

 

Um outro atrativo deste evento é o “Madeira Auto Parade”. Admirem a impressionante coleção de veículos clássicos existentes na Ilha da Madeira, que se encontram em exposição na Praça do Povo durante esta altura. Em 1904, Bernard Harvey Foster conduziu o primeiro automóvel no Funchal. O gosto e apreciação pelos automóveis clássicos, manteve-se ao longo dos séculos, e poderá ser também apreciado nesta festividade. Este, é um desfile de veículos clássicos que traz a elegância, a beleza e o charme dos anos passados, à Festa da Flor. O encanto e excelente estado de conservação destes automóveis associados à beleza das figurantes que acompanham os veículos, com vestidos inspirados nas diferentes épocas, são o remate ideal para esta “Festa de Encantos Mil”.

 

 

Venham viver a Festa da Flor na Madeira, é verdadeiramente única!!

Adira ao evento aqui, e fique a saber muito mais.