A Madeira é um destino encantador em qualquer época do ano, mas se procuram um lugar especial para festejar o vosso Natal, venham até à Madeira.

As tradições desta ilha, aliadas ao clima, à gastronomia regional e ao programa de eventos desta época, vão certamente surpreender.

 

1.Iluminações de Natal

O Natal sai à rua no dia 1 de dezembro. Milhares de luzes iluminam as ruas, edifícios, jardins, vales e montanhas da ilha. Deslumbrem-se com a criatividade, a harmonia, e as cores vibrantes das nossas iluminações de Natal.

Aqui ficam algumas imagens para vos aguçar a curiosidade.

 

 

 

2.Presépios

A partilha, a união, as idas à missa e outros costumes da religião católica, encontram-se bem marcados nesta época festiva. Manda a tradição, que as famílias construam um presépio ou uma “lapinha” madeirense, onde o menino Jesus se encontra no topo de umas escadas decoradas com frutas, tais como a tangerina. Esta tradição presta homenagem ao nascimento do menino Jesus, na noite de Natal.

Na placa central da Avenida Arriaga, no Funchal e um pouco por toda a ilha, podem encontrar inúmeros presépios, exemplificativos da criatividade, tradição e devoção dos madeirenses.

 

 

 

3.Gastronomia

A gastronomia madeirense merece especial destaque no Natal. A saborosa carne de vinho e alhos, as picantes cebolas de escabeche, o conforto de uma canja de galinha, os bolos de mel ou os doces licores caseiros, tais como o “tintantum”, são algumas das iguarias que não podem perder.

 

 

4.Aldeia de Natal das crianças

O Natal é sinónimo de emoções fortes. Visitem o Jardim Municipal do Funchal e deixem-se contagiar pela alegria das crianças e adultos que se divertem nesta Aldeia de Natal. Aqui, vão encontrar um  comboio de Natal, casinhas de encantar, renas, o trenó do Pai Natal e muitas mais curiosidades, que convidam à brincadeira, à fotografia e a gargalhadas sem fim.

 

 

 

5.Música e bailados

As canções de Natal enaltecem o espírito e reavivam memórias de outros Natais. Na placa central da Avenida Arriaga do Funchal concentram-se grande parte dos concertos alusivos à época. Anime-se com as bandas filarmónicas, grupos folclóricos, clarinetes, bandolins, acordeões, guitarras e coros infantis. No Teatro Baltazar Dias podem ainda assistir a belíssimos bailados e a concertos memoráveis da Orquestra Clássica da Madeira. A Igreja Inglesa do Funchal dinamiza também alguns espetáculos de Música de Natal.

 

 

6. Mercados de Natal

Os mercados de Natal, na Madeira, são especiais. Não só pela beleza das flores que oferecem, tais como os famosos “sapatinhos” (Paphiopedilum sp.), mas também pela diversidade de alimentos e pelo ambiente que se vive. Durante todo o mês de dezembro podem encontrar na Avenida Arriaga o famoso mercadinho de Natal. No entanto, a famosa Noite do Mercado ocorre no dia 23 de dezembro, no Mercado dos Lavradores. Ao cair da noite, as ruas circundantes ao mercado fecham-se ao trânsito, para dar lugar aos milhares de pessoas, que aqui vêm ultimar os preparativos para o Natal. As ruas enchem-se de barracas de comes e bebes, de música e de vendedores ambulantes. Compram-se pinheiros de Natal, flores para enfeitar as casas e todos os bens necessários às celebrações desta época. A partir das 20h, a praça do peixe, no mercado, é ponto de encontro para os cantares de Natal, numa grande animação que se prolonga pela noite dentro.

 

 

 

 

7.Missas do Parto e Missa do Galo

As missas do Parto são um dos acontecimentos mais marcantes do Natal Madeirense. Do dia 16 ao dia 24 de dezembro celebram-se 9 missas do parto, representativas dos 9 meses de gestação da Virgem Maria. Estas missas ocorrem de madrugada e são acompanhadas por cânticos de devoção e louvor à Virgem do parto. Celebram-se um pouco por toda a ilha, como símbolo de partilha e união à comunidade local. Quando termina a missa, a celebração continua no adro de algumas igrejas, com canções de Natal e comes e bebes.

A missa do Galo é celebrada no dia 24 de dezembro à meia-noite. Nas igrejas, renovam-se os votos de esperança e paz, com o nascimento do Menino Jesus. As celebrações continuam em família, nas casas particulares e nos hotéis, sem esquecer a troca de presentes que faz a alegria das crianças.

 

Juntem-se a esta grande festa que é o Natal e… Descubram a Madeira!

 O programa do evento pode ser consultado aqui.

Boas festas!