A vida, por vezes, oferece-nos oportunidades que são únicas e que nos deixam sem palavras. Momentos que irão ficar nas nossas memórias para sempre. Descobrir um pouco da vida marinha da ilha da Madeira tem um enorme potencial para se tornar numa destas experiências que só se vivem uma vez na vida.

O arquipélago da Madeira, de origem vulcânica, é um dos grupos de ilhas mais isolados na zona nordeste do oceano Atlântico e cerca de 28 diferentes espécies de golfinhos e baleias passam por aqui durante o ano. Com as suas paisagens incríveis, a ilha é rodeada por águas bastante profundas a apenas algumas milhas da costa. Este é o cenário perfeito para espécies que vivem em águas mais fundas como por exemplo os cachalotes e as baleias piloto.

 

 

Querem viver esta experiência durante a vossa estadia na Madeira?

Situados na marina da Calheta, a empresa Lobosonda tem passeios diários de 2 a 3 horas, em pequenos barcos, para o avistamento de cetáceos. Foi criada em 2003 e hoje em dia já conta com vários anos de experiência no sector. Um dos principais lemas da empresa resume-se à seguinte frase: “Nós é que somos os convidados em alto mar”. Defendem este lema pois consideram nenhum animal deverá ser incomodado ou prejudicado durante os passeios para o seu avistamento. Esta é uma questão fundamental para a Lobosonda.

 

 

Passeios de observação de baleias e golfinhos e snorkeling com golfinhos

Cada viagem é única. Começa com uma pequena apresentação da vida marinha e com algumas indicações de segurança para os passageiros. Há um observador experiente baseado em terra para ajudar as embarcações a localizar os animais no mar. Este ajuda também a que seja feita uma abordagem apropriada. O capitão da Lobosonda é treinado para navegar sempre de maneira responsável, garantindo a sua segurança.

Ao longo da viagem, guias experientes (biólogos e professores) fornecem informações sobre o comportamento destes mamíferos. Com o objetivo de aumentar a consciência ambiental, os guias convidam os visitantes a se tornarem “embaixadores marinhos”, pois acreditam que todos em uma escala pessoal podem ajudar e contribuir para a conservação dos oceanos. Todos os avistamentos são gravados e monitorizados de forma a partilhar estes dados com o Museu da Baleia da Madeira e a Universidade da Madeira. Desta forma, a Lobosonda contribui para estudos científicos.

 

 

Centro de informação em terra

A Lobosonda conta com um centro de informação terrestre, localizado na marina que fornece mais informações sobre a vida marinha. Aqui, poderão encontrar também estatísticas sobre o sucesso das viagens, um espaço com livros e muitas outras coisas para descobrir.

 

-Duração das viagens de observação de baleias e golfinhos: 2-3 horas

-Encontros com os animais: observação responsável e respeitosa

-2 tipos de barcos: Zodiac (rubber boat) com capacidade máxima para 12 passageiros e um tradicional barco em Madeira (antigo barco de pesca) com uma capacidade para 16 pessoas.

-Guias experientes que fornecem informações a bordo, ao longo da viagem.

-Blog diário na internet

-Contactos: +351 968 400 980 * info@lobosonda.com * lobosonda.com

 

Esta é, sem dúvida, uma experiência que não pode perder quando vier à Madeira!!!