Uma das melhores formas de conhecer a Madeira é através das caminhadas pelos percursos pedestres: as levadas e as veredas.

As levadas são canais de irrigação centenários construídos com a finalidade de transportar água do norte para o sul da ilha. Estes canais são acompanhados por percursos pedestres reconhecidos internacionalmente pela sua beleza, havendo quem visite a Madeira, única e exclusivamente para conhecê-los… A fusão entre as montanhas, a Floresta Laurissilva (considerada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade) e o Oceano Atlântico, é divinal.

Descubram o poder desta experiência ao ar livre e sintam o melhor que a Madeira tem para oferecer – a natureza no seu estado mais puro. Sintam a energia desta ilha iluminada pelo sol, e testemunhem a abundância de árvores, montanhas, cascatas, flores e rochas vulcânicas, ao longo destes trilhos.

 

 

Quer estejam a iniciar-se nestas caminhadas ou possuam já alguma experiência, sejam amante de trail running, trekking, atividades radicais, ou quer estejam apenas à descoberta de passeios místicos, existem caminhos para todas as preferências. São cerca de 3.000 km de trilhos para explorar e 26 percursos pedestres recomendados (24 na Madeira e 2 no Porto Santo). Os percursos recomendados estão oficialmente identificados e caraterizados, consoante o tempo e nível de dificuldade. Vejam mais sobre estes percursos aqui.

 

 

Estão à procura de adrenalina? Então aqui fica um desafio…participar numa das míticas provas de Trail/Sky Running que fazem parte do Madeira Ocean Trails (MOT) e que estão integradas nos principais circuitos mundiais destas modalidades: o MIUT, o Eco Trail e o Ultrasky Marathon. Sejam bem-vindos aos #themostbeautifultrailsintheworld!! Mas atenção… não se percam com tanta beleza!

 

@ Luís Fernandes – Atleta Madeirense

 

Vou agora falar-vos um pouco destas três provas:

O MIUT® – Madeira Island Ultra Trail atravessa a ilha de noroeste a sudeste. Passa por locais emblemáticos, tais como o Porto Moniz, a Encumeada, o Fanal, o Parque Florestal do Chão do Louros, os Picos mais altos da ilha, a Serra das Funduras e o grandioso vale de Machico. A prova mais longa ultrapassa os 100 km e está integrada no Ultra Trail World Tour – o campeonato do mundo da modalidade.

O Ecotrail alia a componente desportiva a uma preocupação ecológica e realiza-se em várias cidades europeias, nomeadamente Paris, Bruxelas, Oslo, Madrid e Funchal. Percorre as principais ruas desta cidade, com passagem por alguns jardins (nomeadamente os românticos Jardins do Palheiro), pelo Parque Ecológico, o Pico do Areeiro, as Serras de São Roque, o Pico do Cedro, a Levada dos Piornais e a bonita Avenida do Infante.

A Ultra SkyMarathon® Madeira decorre nas paisagens extraordinárias do concelho de Santana. É uma corrida, cujo percurso tem desníveis acentuados. Envolve a passagem pelas belíssimas áreas do Pico Ruivo, São Jorge, Ilha e Queimadas.

 

A oferta a nível de eventos e percursos não se fica por aqui, existindo ainda um conjunto de outras provas, quer na Madeira como no Porto Santo, indicadas para atletas com diferentes níveis de experiência e preparação.

Despertem o vosso corpo e mente. Sintam a alegria do domínio da corrida, ao cortar a meta tão desejada. Conquistem as subidas e as descidas nos picos da Madeira, cada um com as suas particularidades, recortes e beleza envolvente.

Escalem degraus nas montanhas, absorvam o sopro da maresia, conquistem novos caminhos e seduzam-se pelo desconhecido. Deixem-se imergir na paisagem oceânica que invade a corrida, essa é uma das caraterísticas sublimes dos trilhos da Madeira. Admirem a luz dourada do sol que irradia ao longo dos trilhos, as sombras de cor entre as árvores e as pedras, e a névoa mágica que flutua entre as flores. Respirem o cheiro a eucalipto, sintam-se reconfortados sob a copa de árvores centenárias, e a felicidade do encontro com o finalmente.

 

 

 

 

 

 

 

Do majestoso Pico Ruivo, ao emotivo Pico do Areeiro, sintam a beleza contagiante destas paisagens insulares e recebam os sorrisos da natureza…

Descubram a Madeira!