Para quem já conhece a Madeira e teve a oportunidade de visitar a Fajã dos Padres, sabe perfeitamente o paraíso de que estamos a falar. Para quem ainda não visitou, aconselhamos vivamente a fazê-lo…

Esta fajã não é dos lugares mais conhecidos e populares da Madeira, mas isso ajuda a tornar o sítio ainda mais especial. Em algumas situações, quanto menos gente melhor, certo?

 

 

A Fajã dos Padres tem uma particularidade muito interessante, é um local cujo acesso é bem característico e bem diferente do que estamos habituados. Só existem duas maneiras únicas de poder lá chegar. Uma das formas é descer o teleférico, desde o topo da encosta (local onde podem deixar o vosso carro) até à zona da fajã, junto ao mar. A outra maneira é por via marítima, ou seja, de barco.

 

Se forem de teleférico, este encontra-se a 300 metros de altura da fajã, o que faz com que a viagem seja de cerca de 2 minutos e meio. Durante o trajeto, tem a possibilidade de observar a enorme e incrível falésia até chegar ao seu destino final. Em termos de horário, esta encontra-se aberta diariamente no verão, das 10 da manhã às 19 da noite e das 10 da manhã as 18 da tarde, durante o inverno. Quanto ao preço, o acesso é grátis para crianças até aos 11 anos e para os hóspedes das casas lá na Fajã dos Padres. Para o resto dos interessados, são 10 euros por pessoa.

 

Se preferirem ir de barco, é necessário alugar um ou fazer um passeio com uma das empresas de animação turística que disponibilizem este tipo de atividade.

 

 

 

E porque é que vão sentir-se no Paraíso quando estiverem na Fajã dos Padres?

Aqui, o mar é tão claro que até é possível ver o fundo do oceano quando estamos fora de água. Existe um pequeno cais, que vos dá acesso direto ao mar e onde podem mergulhar. A temperatura da água pode atingir cerca de 24,5°C no verão, conseguem imaginar? Nem vos vais apetecer sair da água.

 

 

Existe também um restaurante à beira-mar, que serve uma seleção maravilhosa de pratos com origem na cozinha regional madeirense. Pode provar um delicioso arroz de marisco, um bife de atum grelhado com ervas aromáticas ou até mesmo uma caldeirada de atum. Estes são apenas alguns dos exemplos do seu menu à la carte.

 

Tudo isto acontece, enquanto estão rodeados por uma natureza incrível, que vos vai deixar calmos, relaxados e sem vontade de sair deste “paraíso”. O stress do dia-a-dia desaparece e cada momento é um sonho.

 

 

Para além de tudo isto, é ainda possível pernoitar. As antigas casas lá existentes foram reabilitadas e apresentam as condições ideais para uma confortável estadia. Estas edificações estão localizadas a cerca de 5 minutos do restaurante e da zona do cais/praia. Ao ficarem nestas casas podem sentir o ambiente único, relaxante, rural e agrícola que a fajã tem para oferecer. Ficarão rodeados dos sons do mar, dos sons da natureza e de árvores de fruta. Podem escolher entre duas opções: reservar a estadia numa das 8 villas disponíveis debruçadas sobre o mar, ou então num bungalow.

O pequeno-almoço é servido no restaurante ou entregue em casa, se assim o preferirem. O jantar e outras refeições extra serão apenas entregues em casa. Serviços especiais, como fruta e legumes de produção biológica produzida localmente, poderão ser entregues diariamente, assim como serviço de entrega de compras de mercearia.

 

 

Por isso, já sabem, quando estiverem na Madeira, não se esqueçam de visitar a Fajã dos Padres. Seja de teleférico ou de barco, estamos certos de que será uma experiência única e diferenciadora, que vos ficará na memória.