Certamente já ouviram falar no fogo-de-artifício da passagem de ano na Madeira.

Então, e sabem o que acontece durante o verão?

O Festival do Atlântico é um evento anual, que permite reviver o tradicional fogo-de-artifício, através de espetáculos piromusicais, durante os quatro sábados do mês de junho. Deixem-se deslumbrar com a cor, a luminosidade e a espetacularidade dos foguetes, cujo rebentamento é feito em sincronia com a transmissão de temas musicais, que ecoam nos céus do Funchal. Estes espetáculos têm uma duração de cerca de 20 minutos, e ocorrem no mar, junto ao cais da cidade.

Os locais e visitantes, deslocam-se até à baixa citadina para viverem o encanto de uma noite quente de verão, enquanto desfrutam da magia da música, e do fogo-de-artifício.

Foto @Casino da Madeira

 

Durante este festival decorrem muitos outros eventos, que nos levam a sonhar acordados, através da música, das artes e de algumas tradições populares.

 

– Música

Sob a copa das árvores, nos jardins da Quinta Magnólia, podem assistir a um dos mais antigos festivais de World Music, o Festival Raízes do Atlântico. Aqui, podem descobrir as novas tendências musicais, portuguesas e internacionais, enquanto relaxam no belo relvado, iluminado por candeeiros e boas energias. Este festival dura três dias e vem enriquecer a oferta cultural desta ilha.

O mar também chama a música, através dos “Sunsets”. Este é um evento que reúne performances ao vivo de DJ’s, hits musicais e pessoas, que dançam, todos os sábados, ao sabor do pôr-do-sol, na Praça do Povo.

Podem saber mais aqui.

 

– Artes

Na “Semana Regional das Artes” os alunos das escolas da região, expõem os seus belos trabalhos artísticos nas ruas do Funchal, nomeadamente na Avenida Arriaga e Jardim Municipal. Fiquem a conhecer a expressão dramática, a expressão plástica, o canto, a dança e a pintura destes alunos, através de concertos, exposições e teatro, alusivos ao tema, em questão. Dar um passeio pela avenida Arriaga, cujas árvores estão decoradas com instalações artísticas de pasmar, que enchem de alegria e movimento a cidade, é sem dúvida algo a fazer.

 

– Tradições

Para festejar o solstício de verão, celebram-se neste mesmo mês de junho, os três Santos Populares (Santo António, São João e São Pedro), através de marchas e festas de bairro. Divirtam-se ao som da música popular, apreciem as decorações festivas, com flores de papel coloridas, os altares dos santos, e deixem-se deliciar com a comida típica da época, nomeadamente o atum de escabeche, o feijão e as massarocas cozidas. No largo da Restauração, provem o saboroso pão regional na Feira do Pão, evento para angariação de fundos, organizado pelo Lions Clube do Funchal.

 

 

 

 

 

Venham viver noites de sonho, de alegria, de cor, de dança, de música, de amor, de amizade, de família e de sabor a verão.

Venham brindar na Madeira, e não desistam de sonhar…

Querem saber mais sobre o Festival do Atlântico?  Cliquem aqui.

 

Descubram a Madeira!