Este post é para aqueles que acham que no Porto Santo só se faz praia, e vem comprovar exatamente o contrário. Além da magnífica praia de areia terapêutica, a Ilha do Porto Santo apresenta uma biodiversidade incrível, nos 4 cantos da Ilha e ilhéus, merecedora da vossa visita.

 

Apresentamos várias atividades a não perder, nesta Ilha tão especial!!!

 

1. Golf

Enumerar boas razões para praticar golf no Porto Santo é fácil. Começamos pelo magnífico campo desenhado pelo ícone incontornável, Severiano Ballesteros, campeão desta modalidade. Com 18 buracos e cerca de 6000 metros, este campo oferece um jogo desafiante em qualquer altura do ano, com uma vista incrível ao seu redor, marcada a sul por belos lagos. O Club-house/restaurante tem uma decoração inspiradora, elegante e acolhedora, iluminada pela luz que entra pelas portas envidraçadas e que oferece um cenário magnífico sobre o campo de golf. Apetece ali ficar a tomar café ou uma refeição, no aconchego do seu restaurante. O verde perfeito do green enche-nos a vista. A areia dourada e o mar fazem o contorno perfeito. Está tudo em ótimas condições, desde os buggys ao percurso ‘pitch-and-putt’ de 9 buracos de Par 3 e ainda o driving range. Reservem já o seu Tee Time e preparem-se para dar umas belas tacadas…

 

2. Windsurf e Stand up paddle

O mar tranquilo do Porto Santo permite praticar desportos como o Windsurf e o Stand UP Paddle ao longo de todo o ano. Existe uma escola destas modalidades, junto ao Hotel Luamar, na Praia do Cabeço, com profissionais que vos podem orientar nestes desportos. Desfrutem da sensação de liberdade que esta atividade náutica oferece e desafiem-se a vós próprios. Divirtam-se e mantenham-se ativos durante as vossas férias no Porto Santo.

 

3. Passeios de barco

Quer escolham um Iate ou um Catamaran para um passeio no mar, podem descobrir as grutas da cal, a praia do Zimbralinho e avistar golfinhos ou tartarugas marinhas. Façam snorkelling em águas translúcidas e vejam o fundo do mar límpido. Os pequenos ilhéus ao redor da Ilha do Porto Santo, iluminados pela luz do por do sol são um encanto. O Ilhéu de Cima, na ponta sudeste do Porto Santo, tem também um farol que pode ser visitado. Desembarquem no cais deste ilhéu e subam à torre do farol para contemplar as magníficas vistas de 360º C.

 

 

4. Aventuras num GeoSafari

Conheçam a flora, a fauna e a geologia da Ilha do Porto Santo, cuja biodiversidade é impressionante. Vejam de perto as formas prismáticas do Pico Ana Ferreira, as dunas, os “desenhos naturais” feitos pela lava vulcânica nas falésias do Morenos, os dragoeiros e as vinhas. Conheçam aves como a rolinha da praia (Charadrius alexandrinus) que voa ao sabor da rebentação das ondas e flores como a doiradinha (Senecio incrossatus), endémica da Macaronésia. Ao longo da visita, aproveitem para visitar a Quinta das Palmeiras (jardim botânico) e a Casa Tradicional da Serra, onde podem provar os doces e bebidas regionais. O Miradouro da Flores e o da Portela são outros locais de paragem obrigatória. Aproveitem para fazer caminhadas nos trilhos da Vereda do Pico Castelo e da Vereda do Pico Branco e Terra Chã.

 

5. Mergulho

O Porto Santo é um dos melhores locais da Europa para praticar esta atividade. Além de águas azul-turquesa e uma enorme variedade de peixes, aqui encontram-se dois recifes artificiais. A cerca de 30 metros de profundidade foram afundados dois navios, a “Corveta General D’ Eça Pereira” e o “Madeirense”, que vos oferecem uma experiência inesquecível no Atlântico.

 

No mar, na praia, na serra, nos ilhéus ou no campo de golfe não faltam oportunidades para umas férias inesquecíveis na “Ilha Dourada”.

Descubram o Porto Santo!