Este é o restaurante do Hotel de cinco estrelas The Cliff Bay. Em 2009, o Il Gallo d’Oro recebe a primeira estrela Michelin atribuída na ilha da Madeira, galardão que vê renovado consecutivamente até 2017, ano em que é distinguido com duas estrelas Michelin.

 

 

Benoît Sinthon é o Chefe do Il Gallo d’Oro. Nascido em Gardanne, perto de Marselha, despertou para a cozinha já em pequeno, quando a avó italiana o levava ao Vieux Port, para o ensinar a escolher peixes. Aí começou a sua paixão pela cozinha mediterrânica.

Na Madeira, encontrou as melhores condições para a prática do seu estilo: técnicas clássicas da cozinha francesa, fluídas e cheias de sabor, integradas com os ingredientes locais da terra e do mar. “Sabor, sazonalidade e frescura” é o seu lema, onde os produtos frescos da ilha da Madeira assumem um papel fundamental na sua cozinha, combinados com ingredientes de alta qualidade oriundos de várias outras regiões da Península Ibérica.

 

 

Aquilo que se sente ao entrar no Il Gallo d’Oro é que somos convidados a assistir a um espetáculo (na primeira fila) de estilos clássico e contemporâneo. Faz-nos viajar pela gastronomia sensorial.

A equipa da sala é liderada pelo atencioso Maître António Morgado e o carismático Sommelier Sérgio Marques, que apresenta uma carta de vinhos, cuja lista tem mais de 400 referências. Nos últimos anos a carta de vinhos tem recebido diversos prémios, nomeadamente o “Best of Award of Excellence” (2016 e 2017) da conceituada revista americana Wine Spectator. O Sommelier Sérgio Marques, foi ainda distinguido como “O Melhor Sommelier do Ano” pela Revista de Vinhos – Essência do Vinho, em fevereiro de 2018.

 

 

Flores comestíveis, legumes, peixe, ervas, frutas, carnes, doces, sabor, inovação, apresentação e requinte são alguns dos componentes de um menu de degustação que traz uma ‘festa à boca’, de felicidade e originalidade. Os pratos servidos no Il Gallo d’Oro são o resultado de um forte trabalho em equipa com os produtos da região e o melhor que cada temporada tem para oferecer. A busca constante por algo surpreendente, ingredientes, sabores, aromas, formas, texturas… pretende criar uma experiência memorável para quem visita o restaurante.

Uma refeição no Il Gallo d’Oro pode começar com a Bola d’Oro, cujo interior é recheado de vários níveis de prazer: tártaro de peixe e lulas da ilha, regadas com molho dashi. Como entrada quente, podem provar o Carabineiro português, acompanhado de papa de milho e creme agrião, lima kaffir com fava tonka. O prato principal poderá ser Leitão e memórias natalícias acompanhado de um vinho D. Berta Tinto Cão, 2010, que fazia explodir de intensidade, os sabores do leitão. Por fim, o espetáculo gastronómico pode terminar com uma sensacional sobremesa, o Vacherin Exótico: um creme chiboust de maracujá com sorvete de chocolate Caramelia.

Bola D’oro

Carabineiro Português

Leitão

Vacherin Exótico

 

Deliciem-se com todos estes sabores… Descubram a Madeira!
Mais info: www.ilgallodoro.com