Madeira Desafia
A melhor ilha da Europa 2018+ info
Continuar a descobrir

Bordados Madeira

Bordado Madeira é sinónimo de qualidade e tradição. É a personalização de uma peça, com uma minúcia absolutamente impressionante, que prevalece ao longo dos tempos.

 

É bordado manualmente, com perícia e conhecimento transmitido ao longo de gerações. Existem diferentes tipos de pontos (ex: “garanitos”, “caseados”, “bastidos” etc) e consoante a dimensão do desenho estampado, podem ser necessários vários meses para produzir (bordar), por exemplo, uma única toalha de mesa.

 

Na suavidade de cada peça (linho, algodão, seda natural ou organdi), encontram qualidade, já que todo o bordado passa pela aprovação do Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira que certifica, com o selo de garantia, a autenticidade da peça.

 

Esta arte tem origem nos primórdios da colonização da Madeira, e surge como forma de decoração de artigos do lar, do vestuário e das igrejas. A partir do sec. XIX, certos negociantes ingleses estabelecidos na Ilha, começaram a sua exportação para o Reino Unido. Posteriormente, apareceram as primeiras casas de bordado e um aumento da exportação para vários países como Alemanha e EUA. Recentemente, o Bordado Madeira marcou presença em eventos internacionais de alta-costura (ex: Channel, Jeff Garner), artes e ofícios (Itália), entre outros.

 

Existem cerca de 3000 bordadeiras que se dedicam atualmente a esta arte. Pode encontrar Bordado Madeira à venda em várias lojas na região, e com uma grande variedade de produtos: toalhas de mesa, lençóis, lenços, roupa de criança e adulto, souvenirs, etc.

Visitar

1 Morada

Bordal – Bordados da Madeira

Morada
Rua Dr. Fernão Ornelas, 77, 1ºandar,
9050 - 021 Funchal
Tel:
+351 291 222 965
Horários

Horário de Funcionamento:
Seg./Sex.:09:30-13:00 -14:00-19:00/Sáb.:09:30-13:00
Interrupção:
Dom./ Fer.: Fechado