Madeira Desafia
A melhor ilha da Europa 2018+ info
Continuar a descobrir

Funchal, a capital do arquipélago da Madeira, é o ponto mais urbano destas ilhas. É pleno de história, cultura e animação e constitui também o maior centro turístico da região. É uma cidade charmosa, em forma de anfiteatro, que se abre sobre uma bela baía, onde se encontram a marina e o porto.

 

Mar e flores, são sempre elementos de destaque no Funchal. Avistam-se dos múltiplos miradouros, fortes, teleféricos, hotéis e típicas casas cobertas por telhados de telha laranja e tapa-sóis esverdeados. É uma cidade com vários parques e jardins dispersos. Conta com alguns bairros históricos com museus, igrejas, mercados e praças, rodeados por cafés com esplanadas, restaurantes e lojas. Tem também várias avenidas e ruas ladeadas por casas e paisagens variadas, com diferentes microclimas e uma animação presente durante o ano inteiro.

O centro da vida noturna é na zona velha da cidade, por entre ruelas calcetadas, e bares que servem poncha (bebida regional feita com a tradicional aguardente de cana de açúcar).

Existem também algumas discotecas, um casino, e gastronomia para todos os gostos, inclusive 2 prestigiados restaurantes com Estrelas Michelin.

O acesso ao mar é garantido através dos complexos balneares e algumas praias de calhau e de areia negra. Se gosta de passear a pé ou de fazer jogging à beira-mar, existem vários passeios marítimos ou “promenades”.