Gastronomia
Graças ao clima subtropical e solos vulcânicos, a gastronomia madeirense baseia-se no uso de ingredientes locais, frescos e variados. Os pratos tradicionais incluem “bife de atum com milho frito”, “filete de espada”, “espetada”, “pudim de maracujá”, “lapas” entre outros.
Peixe
O atum é habitualmente cortado em bifes, temperado com sal e marinado num molho com vinagre, azeite, alho, orégãos e pimenta (molho de vilão).
O peixe-espada é um peixe alongado, que se encontra em média aos 1000 metros de profundidade sendo usualmente consumido em forma de filete, temperado com alho, sumo de limão, sal e pimenta, depois molhado em ovo e farinha, antes de ser frito em azeite.
Carne
Um dos pratos mais conhecidos é a espetada – pequenos cubos de carne de vaca, temperados com sal, alho e louro, colocados num espeto (pau de loureiro ou de metal), e logo assados num braseiro.
A carne de porco é também usualmente consumida sob a forma de cubos, após ser temperada e marinada em alho, vinagre, louro, pimenta e vinho branco – prato típico da época natalícia, tipicamente conhecido como carne de vinho e alhos.
Outros
A sopa de tomate e cebola, é muito apreciada no inverno, acompanhada por um ovo escalfado. No verão, os moluscos do mar chamados “lapas” são muito procurados e servem-se grelhados com limão e manteiga.
Os acompanhamentos incluem habitualmente a batata cozida “semilha”, batata-doce, milho frito e salada de alface, tomate e cebola. O bolo do caco é o pão típico da Madeira, e serve-se habitualmente quente, em retângulos barrados com manteiga de alho.
O pudim de maracujá é uma das sobremesas mais apreciadas, pelos seus sabores ácidos e adocicados.