A natureza exuberante, a floresta Laurissilva, as quintas de charme, as levadas, o clima e a arte de bem receber, são algumas das muitas atrações da Madeira.

Há lugares na Ilha que são especialmente atrativos pelas suas particularidades e autenticidade. São sítios como estes que nos fazem viajar, descobrir e recordar umas férias na Madeira.

 

1. Zona Velha do Funchal

Seja dia ou noite, percam-se de mãos dadas, nas ruelas estreitas da zona velha. As cores quentes, as belas portas pintadas, as mesas dos restaurantes à luz de velas e o burburinho de gente feliz que vagueia pela Rua de Santa Maria, traz-nos de volta ao aconchego.

 

No Largo do Corpo Santo existem palmeiras e esplanadas descontraídas, à volta da amorosa capela do século XV. Os barcos dos pescadores e o barulho das ondas junto ao Forte de São Tiago, recuperam a beleza das coisas simples.

 

 

Na esplanada da Barreirinha, o mar e a animação parecem não ter fim. Desfrutem de um copo ou outro, ao ritmo da música.

 

 

A poucos minutos a pé, fica o Mercado dos Lavradores que, como qualquer mercado central, é de visita obrigatória. Este mercado com frutas exóticas, especiarias, peixe fresco e flores é especial, querem saber porquê?

Venham descobri-lo, está localizado na Rua Latino Coelho nº38 na cidade do Funchal.

 

 

2.Porto Moniz e São Vicente

Um passeio até estas localidades na costa norte leva-vos a cenários inesquecíveis, como o Miradouro do Véu da Noiva e a praia de areia preta no Seixal, o ambiente luxuriante do Chão da Ribeira ou as grutas vulcânicas, em São Vicente.

 

 

A chegada às piscinas naturais de origem vulcânica, no Porto Moniz, relembra a origem desta bela ilha e a força da natureza. As ondas dançam contra as rochas e lavam a piscina com a sua frescura. Há zonas mais ou menos profundas, que se adequam a mergulhos ou a um simples flutuar.

 

 

Relaxem e desfrutem destes “cantinhos do céu”. São locais únicos que refletem a singularidade da ilha da Madeira.

 

3.Curral das Freiras

Rodeado por montanhas, o Curral das Freiras apresenta-se como um belo refúgio. Para o apreciarem no seu todo, façam uma paragem na Eira do Serrado e subam as escadas até ao miradouro. Aqui poderão observar uma grande “caldeira verde”, onde a paisagem encontra-se dispersa por entre as antigas casas de telhados cor de telha. Os recortes das montanhas, ligadas entre si, trazem uma sinfonia em tons de verde – música para os sentidos.

 

 

4.Pico do Areeiro

Este Pico é um clássico de visita obrigatória. É o terceiro pico mais alto da Madeira e é facilmente acessível de carro, fica a 1818 metros de altitude. As particularidades deste local são muitas. É um dos locais mais fotogénicos da Ilha, sobretudo quando as nuvens flutuam em seu redor, ao sabor do vento. Aqui vão sentir-se vivos, ligados à natureza e com os pés bem assentes na terra. A paisagem é dramática, imponente, sublime! O sol parece brilhar mais perto, para deixar bem guardada nas memórias, a perfeição deste local.

 

 

5.Ponta de São Lourenço

Encontrem esta Reserva Natural tal como a natureza a deixou…. Fica no limite sudeste da Ilha da Madeira e carateriza-se por paisagens intocadas, vulcânicas, de uma beleza estonteante. Aqui podem encontrar um percurso pedestre, com cerca de 4km (+ 4km de regresso), que deve ser feito com calma, para ter tempo para apreciar cada detalhe, cada ser vivo, cada raio de luz e cada fotografia à beira-mar.

 

 

6.Floresta Laurissilva

Ao visitarem a Madeira não podem deixar de descobrir a encantadora floresta Laurissilva. O Parque Florestal das Queimadas, em Santana, é um ótimo local para observar de perto a flora e a fauna da Laurissilva. Respirem o ar puro, sentem-se sob a copa das árvores e façam uma caminhada pela Levada do Caldeirão Verde, que se inicia neste parque e tem uma distância de aproximadamente 6,5km (+ 6,5km de regresso).

As vistas do miradouro dos Balcões e a caldeira vulcânica do Fanal, com os seus Tis frondosos, são outros locais que não podem deixar de visitar.

 

 

7.Cabo Girão

Façam uma viagem até ao Cabo Girão no concelho de Camâra de Lobos. Com 580 vertiginosos metros de altitude, é o cabo mais alto da Europa. Caminhem sobre a sua plataforma suspensa de vidro (Skywalk) e recordem-se daquele dia em que pareciam “andar no céu”. O mar, a encosta abrupta, a Fajã do Rancho e a cidade do Funchal como “pano de fundo” são cenários memoráveis, de qualquer viagem à ilha.

 

 

Quem recebe por gosto, como os madeirenses, quer dar a conhecer as melhores atrações da Ilha. Escolher 7 atrações não é tarefa fácil. Acreditem ou não, há pelo menos mais 7 locais que merecem estar no TOP mas ficam para uma próxima visita…até breve!

 

Descubram a Madeira!