Ninguém gosta de se levantar cedo nas férias, sem ter um bom motivo para o fazer. Por isso mesmo neste artigo, fizemos uma seleção dos melhores locais para ver o nascer do sol na Madeira – vão valer o despertar antecipado!

Verifiquem a hora do nascer do sol e planeiem com antecedência o trajeto. Inspirem-se com as nossas sugestões:

 

Ponta de São Lourenço

Habitualmente, quando chegamos a este ponto da ilha logo pela manhã, estamos a sós com a natureza e o mar.

Nesta zona da ilha podem encontrar vistas incríveis e, para isso, o melhor é caminharem até aos miradouros em redor. O Miradouro do Rosto ou a Baía d’ Abra são alguns dos locais favoritos. Há ainda a Prainha (praia de areia natural), que é também uma boa opção neste local. Outra alternativa é percorrer a vereda da Ponta de São Lourenço até ao Cais do Sardinha e começar o dia com um mergulho no mar, cheio de boas energias!

Morada: E.R. 109 Baía d’Abra, Caniçal

Photo by https://www.instagram.com/buchowski/?hl=pt

 

Miradouro do Guindaste, no Faial

A geografia deste local parece ter sido feita à medida de “caçadores de sóis a nascer”. Oferece uma vista panorâmica fenomenal sobre o mar e sobre a costa norte da ilha, desde o Faial até à Ponta de São Lourenço. A estrada até este local termina junto ao miradouro, de acesso fácil, e com vistas simplesmente inesquecíveis. É um excelente spot para os amantes de fotografia, sem dúvida.

Morada: Sítio do Guindaste, Faial, Santana

 

Ribeira da Janela, na praia

Vistos da praia, os ilhéus da Ribeira da Janela parecem erguer-se do mar para nos cumprimentar. Este local tem uma beleza muito particular. Aqui, vão poder sentir-se envolvidos pelo som das ondas, pelos múltiplos tons de verde das montanhas e pelo brilho do mar (que se intensifica à medida que o sol nasce). É mesmo espetacular!

Morada: Ribeira da Janela, Porto Moniz

 

Miradouro das Achadas Gramacho / Quinta do Furão

Para aceder a este miradouro, terão primeiro que entrar na Quinta do Furão, em Santana. O restaurante encontra-se no topo de uma falésia, nas Achadas do Gramacho, e tem uma varanda que oferece excelentes vistas sobre o mar. Daqui, podem também ver o Ilhéu da Viúva, parte da Reserva Natural da Rocha do Navio. Um bom local para tomar o pequeno-almoço, com vistas privilegiadas.

Morada: Achadas do Gramacho, Santana

 

Pico do Areeiro

Chegar ao Pico do Areeiro, ver o nascer do sol acima das nuvens, e o mar no horizonte, é uma experiência que ficará para toda a vida.

Não há muitos lugares no mundo onde possamos acordar no conforto da nossa cama, e em cerca de 45 minutos de carro, estar a 1818 metros de altitude – isso pode acontecer, caso fiquem alojados no Funchal – aproveitem a oportunidade. Vão bem abrigados e desfrutem de uma das vistas mais incríveis da Madeira.

 

A verdade é que na Madeira poderão encontrar diversos sítios para ver este “show da natureza”. Uma coisa é certa, o mar estará lá sempre, para vos fazer companhia. Haverá melhor forma de começar o dia?