Conhecer verdadeiramente a Ilha da Madeira, passa por aprender a história da família Blandy – uma das principais produtoras de vinho Madeira.

 

 

No passado, devido à sua posição estratégica no Atlântico, a Madeira era um importante ponto de paragem para os navios que operavam nas rotas entre a Europa e os continentes Africano e Americano. Estes paquetes permitiram o transporte de produtos como o vinho Madeira, que ao longo dos anos espalhou-se pelos quatro cantos do mundo. As trocas comerciais com a Inglaterra trouxeram muitos Ingleses à ilha, entre os quais John Blandy, o fundador da Blandy’s, que aqui terá chegado em 1808.

 

A Madeira Wine Company é uma das mais emblemáticas produtoras de vinho Madeira. É liderada pela família Blandy e representa marcas tais como: Blandy’s, Cossart Gordon, Leacock’s & Miles.

 

As suas adegas, Blandy’s Wine Lodge, ficam localizadas num Convento com cerca de 200 anos de história, no centro do Funchal. Podem fazer uma visita guiada às adegas, ao museu e ainda terminar em beleza, com uma prova de degustação.

 

 

Aqui ficam 5 propostas:

 

1.Na Visita Premium poderão conhecer a antiga tanoaria da família e compreender o processo de fabrico dos barris de madeira. Segue-se a visita aos armazéns de envelhecimento, onde se encontra armazenado um dos mais antigos vinhos Madeira em casco, de 1948. Na sala temática e no museu, ficarão a conhecer as diferentes etapas da transformação das uvas no vinho Madeira, os balseiros de madeira de cetim e as suas histórias. Uma das curiosidades do museu são as cartas de Winston Churchill, um grande apreciador deste vinho. A prova termina na Sala Max Romer decorada com belíssimos painéis alusivos ao vinho Madeira, onde poderão deliciar-se com 2 provas de vinho.

 

2.Na Visita Vintage poderão conhecer, com mais detalhe, as adegas e o processo tradicional de amadurecimento em “Canteiro”. Visitem também a coleção privada da família Blandy, finalizando com 2 provas de vinho, 1 prova de 10 anos e outra prova Vintage.

 

 

3.Na Visita Privada conheçam também a mítica sala de provas, exclusivamente dedicada à Frasqueira ou vinhos Madeira Vintage. Estes envelhecem em barris de carvalho, por um período mínimo de 20 anos e possuem aromas únicos e especiais. Aqui irão degustar 4 vinhos Madeira: Sercial seco de 10 anos, Verdelho meio seco, Bual meio doce e Malvasia doce, harmonizado com frutos secos; queijo; chocolate; bolo de mel.

 

 

4.No All About Madeira” deliciem-se com um jantar acompanhado por Vinho Madeira, do início ao fim! Este evento temático ocorre todas as quartas-feiras no Restaurante 1811 Bistro & Wine Bar, também localizado nestas adegas.

 

5.Podem ainda juntar-se às vindimas na Festa do Vinho Madeira, que ocorre no final de agosto e início setembro, e conheça as particularidades do património cultural madeirense.

 

 

Sabiam que as garrafas de vinho da Madeira devem ser armazenadas em posição vertical, mantidas fora da luz solar direta e sem grandes variações de temperatura e que este vinho deve ser servido entre 16ºC e 18ºC?

Se gostarem do Vinho Madeira têm a hipótese de transportá-lo na vossa bagagem de porão através de embalagens especialmente fornecidas para esse efeito. Se preferir levá-lo na bagagem de mão, poderão comprar o vinho na “Blandy’s Wine Lodge” e, mais tarde, levantá-lo no Aeroporto após passarem a zona de segurança, na loja “Portfolio”. Desta forma garantem que levam convosco um pouco da Madeira para mais tarde recordar!

 

 

Vivam momentos especiais, descubra a Madeira!