Madeira Desafia
A melhor ilha da Europa 2018+ info

Levadas e Trekking

Quando visitar a Madeira vai sentir que uma caminhada é muito mais do que um simples percurso. É uma intensa experiência ao ar livre, em que tudo é mágico e fascinante.
Para alcançar as paisagens mais fantásticas e surpreendentes, nada melhor do que percorrer o terreno a pé ao longo dos trilhos pedestres junto das “levadas”. As “levadas” são canais de irrigação que foram construídos no passado, para trazer grandes quantidades de água das vertentes norte, onde esta existia em abundância, para o lado sul da ilha.

 

 

Há sítios que só vai conseguir ver a pé. E sem ninguém por perto.

Hoje em dia, estes canais continuam a funcionar com esta função e são também muito utilizados para caminhadas e passeios a pé, em contacto pleno com a Natureza.

spots

Desertas
Porto Santo
Madeira

Aceda ao coração profundo no interior da ilha enquanto acompanha estes trilhos e canais de irrigação primitivos.

 

Por toda a Madeira existem vários tipos de percursos e trilhos. Uns mais fáceis, ideais para principiantes ou para quem quer simplesmente passear e desfrutar de uma fascinante experiência ao ar livre, outros com um maior nível de exigência, mas que também deslumbram pela sua exuberância. Ao todo são mais de 2000 km de levadas para explorar, desde os 0 aos 1861 metros, sendo que na cordilheira central e no norte da ilha encontram-se mais percursos em áreas de montanha e a Sul encontram-se os percursos mais acessíveis.

 

 

"Os mais experientes vão encontrar percursos ao seu nível."

Levadas

  • Concelhos

25 Resultados

Vereda do Jardim do Mar

Fácil

1.9 Km

1 hora

No passado era um dos poucos acessos ao litoral que a população dos Prazeres disponha. O trilho caracteriza-se por um desnível de aproximadamente 500 m, devendo a descida ou subida ser feita com calma, desfrutando das vistas magníficas sobre as fajãs do Jardim do Mar e do Paúl do Mar.

< ...

Vereda do Pico Branco e Terra Chã

Médio

2,7 km ( +2,7 km de regresso)

1h30

Este trilho inicia-se na Estrada Regional 111. Pelo caminho que dá acesso ao topo do Pico Branco, encontrará uma enorme formação geológica prismática, a “Rocha da Quebrada”, na qual a vereda foi talhada. Após a subida, que termina no Cabeço do Caranguejo, a vereda segue por uma paisag ...

Vereda do Pico Castelo

Fácil

3.2 km / 4.6 km

1h30 / 2h15

Este trilho inicia-se no sítio do Moledo junto à Estrada Regional e, subindo pelo caminho florestal, permitirá duas alternativas para o percorrer: pelo lado Norte ou pelo Sul do Pico do Facho. Este último é o percurso mais extenso da ilha do Porto Santo.

Atravessando a zona central da ...

Vereda do Pico Ruivo

Médio

2,8 km (+ 2,8 km regresso)

1h30

Com início na Achada do Teixeira, este trilho permite chegar até ao pico mais alto da ilha da Madeira, o Pico Ruivo (1862 m). Encontrará ao longo da subida vários abrigos, pois a variação climática é brusca, sendo frequente a área ficar mergulhada num mar de nuvens. Junto à casa de abri ...

Vereda dos Balcões

Fácil

1,5 km (+ 1,5 km de regresso)

1h30

Com início no Ribeiro Frio, na Estrada Regional 103, este pequeno trilho segue a Levada da Serra do Faial, dando acesso ao miradouro dos Balcões e às vistas sobre o vale da Ribeira da Metade e da freguesia do Faial. No miradouro dos Balcões deparar-se-á com um esplêndido cenário coberto pe ...

Onde Marcar