Madeira Desafia
A melhor ilha da Europa 2018+ info
Continuar a descobrir

Parque Natural

Reservas Naturais

Graças aos seus atributos geológicos, ecológicos e de interesse científico, são vários os locais sinalizados, no Arquipélago da Madeira, como Reservas Naturais.

 

Encontram-se em áreas isoladas no Atlântico, como as Ilhas Desertas, as Ilhas Selvagens (primeira reserva nacional de Portugal), ou os Ilhéus que compõem a Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo.

 

Na Ilha da Madeira, estes locais podem ser facilmente acedidos através de uma viagem de teleférico, como se verifica na Reserva Natural da Rocha do Navio, e na Reserva Natural do Garajau, que fica a poucos minutos de distância de carro do Funchal.

A visitar

5 Morada

Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo

Descrição:
No Porto Santo existem vários ilhéus que fazem parte de uma rede de áreas marinhas protegidas, devido à sua relevância do ponto de vista da biodiversidade.

No total são 6 ilhéus: Cenouras, Cal (ou de Baixo), Farol (ou de Cima), Rocha do Nordeste (ou de Fora), Fonte da Areia e de Ferro. A visita aos ilhéus carece de autorização prévia do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, sendo que o Ilhéu da Cal é um dos mais procurados, devido à sua história, intimamente ligada à extração de cal.

Reserva Natural da Rocha do Navio

Descrição:
Preserva a flora endémica nas suas falésias e no adjacente Ilhéu da Viúva - habitat potencial da foca monge. O acesso é feito através de uma viagem de teleférico, que tem início no Miradouro da Rocha do Navio, em Santana, e que termina junto à sua praia de calhau. O seu nome deve-se ao naufrágio de um navio no século XIX.
  • Acessível por teleférico

Reserva Natural parcial do Garajau

Descrição:
Oferece condições únicas para o mergulho, e permite o contacto próximo com espécies inofensivas como os meros (Epinephalus guaza). Fica na praia do Garajau, a cerca de 15 minutos de carro do Funchal. O acesso é feito de carro ou de teleférico, desde a Ponta do Garajau.
  • Acessível por carro
  • Acessível por teleférico

Reserva Natural das Ilhas Selvagens

Descrição:
É constituída por duas ilhas de origem vulcânica, situadas a cerca de 300 km a sudeste da Ilha da Madeira. A Selvagem Grande, é a ilha principal, onde se situa a estação de apoio à área protegida, e onde se realizam vários projetos de investigação e conservação dos habitats naturais e da biodiversidade. A Selvagem Pequena tem vários ilhéus e está coberta por areia calcária.

Foi a primeira reserva nacional de Portugal, classificada em 1971. A única ilha que pode ser visitada é a Selvagem Grande, mediante autorização prévia do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza. Estas ilhas são importantes locais de preservação e conservação das aves marinhas da Macaronésia, com especial destaque para a Cagarra (Calonectris borealis).

Reserva Natural das Ilhas Desertas

Descrição:
Estas três pequenas ilhas, o Ilhéu Chão, a Deserta Grande e o Bugio, a sudeste da Ilha da Madeira são zona de refúgio e conservação da foca monge (Monachus monachus), centro de nidificação de aves marinhas, e de conservação de espécies raras da flora endémica.

A única ilha que pode ser visitada é a Deserta Grande, mediante autorização prévia do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, ou através de embarcações turísticas devidamente autorizadas. Na Deserta Grande pode fazer uma visita guiada ao Parque Natural e mergulhar, ou fazer snorkelling, junto à praia. A viagem de barco, desde o Funchal até à Deserta grande tem a duração de cerca de 3 horas.
  • Acessível por barco