Parque Natural
Reservas Naturais
Graças aos seus atributos geológicos, ecológicos e de interesse científico, são vários os locais sinalizados, no Arquipélago da Madeira, como Reservas Naturais.
Encontram-se em áreas isoladas no Atlântico, como as Ilhas Desertas, as Ilhas Selvagens (primeira reserva nacional de Portugal), ou os Ilhéus que compõem a Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo.
Na Ilha da Madeira, estes locais podem ser facilmente acedidos através de uma viagem de teleférico, como se verifica na Reserva Natural da Rocha do Navio, e na Reserva Natural do Garajau, que fica a poucos minutos de distância de carro do Funchal.
A visitar
Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo
No total são 6 ilhéus: Cenouras, Cal (ou de Baixo), Farol (ou de Cima), Rocha do Nordeste (ou de Fora), Fonte da Areia e de Ferro. A visita aos ilhéus carece de autorização prévia do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, sendo que o Ilhéu da Cal é um dos mais procurados, devido à sua história, intimamente ligada à extração de cal.
Reserva Natural da Rocha do Navio
-
Acessível por teleférico
Reserva Natural parcial do Garajau
-
Acessível por carro
-
Acessível por teleférico
Reserva Natural das Ilhas Selvagens
Foi a primeira reserva nacional de Portugal, classificada em 1971. A única ilha que pode ser visitada é a Selvagem Grande, mediante autorização prévia do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza. Estas ilhas são importantes locais de preservação e conservação das aves marinhas da Macaronésia, com especial destaque para a Cagarra (Calonectris borealis).
Reserva Natural das Ilhas Desertas
A única ilha que pode ser visitada é a Deserta Grande, mediante autorização prévia do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, ou através de embarcações turísticas devidamente autorizadas. Na Deserta Grande pode fazer uma visita guiada ao Parque Natural e mergulhar, ou fazer snorkelling, junto à praia. A viagem de barco, desde o Funchal até à Deserta grande tem a duração de cerca de 3 horas.
-
Acessível por barco