A Festa do Vinho é um dos pontos altos do verão na Ilha. Ao longo de duas semanas, celebra-se uma das mais antigas tradições madeirenses, as vindimas.

A Madeira reúne as condições ideais para a produção do nosso vinho, tão apreciado em todo o mundo. É no final de agosto, início de setembro, que a paisagem madeirense se enche de tonalidades inesquecíveis… o verde, o castanho e vermelho. Alguns locais são imperdíveis como é o caso das vinhas no Estreito de Câmara de Lobos, Porto da Cruz e Santana.

Locais e visitantes reúnem-se numa grande festa, ao participar nas várias etapas da vindima, desde a colheita à pisa das uvas no lagar, sem esquecer a degustação de vinhos.

 

Quais são os momentos mais especiais desta festa?

 

1.Vindima ao vivo no Estreito de Câmara de Lobos

Um dos pontos altos decorre no Estreito de Câmara de Lobos. Começa logo pela manhã com a colheita de uvas numa tradicional quinta madeirense. É maravilhosa a sensação de estar por baixo de uma latada (sistema tradicional de condução da vinha horizontal), rodeado por milhares de cachos de uvas. Os raios de sol espreitam por entre as folhas da vinha e a alegria das pessoas que ali se juntam, tornam o ambiente mágico. Depois de encher os cestos e provar algumas uvas, estas seguem para o lagar, onde se dá a pisa da uva. Qualquer pessoa pode participar e a entrada é gratuita, quer na quinta, quer no lagar. É também uma ótima oportunidade para degustar alguns petiscos regionais, como a espetada e o bolo do caco nas tendas montadas nas ruas. Contem com um dia bem passado, acompanhado pela música dos grupos folclóricos, tradições regionais e muita animação.

 

 

2.Mercadinho do Vinho

A Avenida Arriaga, localizada no coração do Funchal, é uma ótima introdução aos vinhos madeirenses. Nas várias casinhas dispersas pela placa central, podem provar os diferentes tipos de vinhos, desde vinhos de mesa, tintos, brancos ou rosé, aos tradicionais Vinhos Madeira fortificados. São cerca de dez os produtores que dão a conhecer, orgulhosamente, as suas marcas de vinhos.

 

 

3.Pavilhão do Vinho Madeira

Este pavilhão encontra-se igualmente na Avenida Arriaga, onde está patente todos os dias uma exposição sobre Vinhos da Madeira. Neste espaço serão incluídas provas de vinhos organizada pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM).

 

 

4.Festival do Vinho Blandy’s

Ao longo de 5 dias podem juntar-se à festa Blandy’s. Serão feitas visitas organizadas às vinhas, jantares e harmonizações de gastronomia com Vinho Madeira. Juntem-se também e à pisa da uva e à nossa música tradicional. Podem também participar em diversos workshops para ficar a conhecer melhor algumas das nossas tradições.

 

 

5.Cortejos Etnográficos, Folclore e festas

No concelho de Câmara de Lobos decorre nas principais ruas, cortejos de grupos folclóricos e etnográficos. Centenas de pessoas revivem costumes, recuperam-se instrumentos musicais e utensílios artesanais ligados à produção do Vinho. No auditório do Jardim Municipal do Funchal decorre a Semana Europeia de Folclore, com a participação de vários grupos folclóricos, nacionais e internacionais. No concelho do Porto da Cruz, a Casa do Povo organiza a Festa da Uva.

 

6.Madeira Wine Lounge

O Madeira Wine Lounge é o ponto de encontro ideal para as noites longas de verão. A Praça do Povo, junto ao mar, enche-se de vida, boa energia, música e excelente gastronomia. O cenário perfeito para tomar um copo ao cair da noite!

O vinho acompanha cada um destes momentos. Os copos de vidro adquirem-se à entrada. Depois é só circular pelos diferentes expositores e deixar-se levar pelo prazer da degustação. Há harmonizações fabulosas com diferentes petiscos, para todos os gostos! Podem também provar cocktails e sangria feita com vinhos madeirenses. Em alguns dias podem degustar harmonizações gastronómicas com vinhos da Madeira, compondo um menu temático elaborado por Chefs convidados, em combinação com produtores de vinho. Os interessados devem inscrever-se antecipadamente na receção da do Madeira Wine Lounge.

 

Esta festa é um verdadeiro paraíso para os apreciadores de vinho e de boa gastronomia.

 

Se procuram noites de verão infinitas, boa música, boa comida, paisagens únicas e sobretudo vinhos incomparáveis, não percam a Festa do Vinho!