Na Madeira, cada época tem sua festa.

 

– JANEIRO

Janeiro começa em beleza, ao toque das 12 badaladas, com o espetacular fogo-de-artifício na baía do Funchal. Seja em terra ou no mar, milhares de locais e turistas vestem-se a rigor para assistir ao espetáculo de pirotecnia (que dura cerca de 10 minutos!) e celebrar um Feliz Ano Novo!

 

– FEVEREIRO

O Carnaval chega à Madeira, a meados de fevereiro (19 de fevereiro a 1 de março 2020). A animação é garantida na baixa da capital, com música e espetáculos carnavalescos na Avenida Arriaga, no Funchal. Culmina com o Grande Cortejo Alegórico (no sábado, dia 22 à noite), e com o Cortejo Trapalhão (na tarde da terça-feira de Carnaval, dia 25), na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses. Saibam mais sobre as festas carnavalescas da Madeira neste artigo.

 

– ABRIL/MAIO

A célebre Festa da Flor decorre de 30 de abril a 24 de maio. As rainhas deste evento são as flores naturais, regionais e exóticas. Ao longo de 3 semanas, podem aceder a exposições, workshops, e animação diversa no Funchal, sob esta temática. Na Avenida Arriaga, encontram também vários concertos musicais (“Concertos da flor”, de 14-17 de maio), assim como tapetes e instalações florais (de 21-24 de maio). Na manhã do dia 2 de maio, podem assistir à Cerimónia do Muro da Esperança, na qual famílias e crianças se juntam na Praça do Município (Funchal), para colocar uma flor num mural – um gesto simbólico que apela à paz no mundo. O Grande Cortejo Alegórico da Flor decorre na tarde do dia seguinte (3 de Maio). Centenas de crianças vestidas com trajes decorados com flores, desfilam na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses – saibam mais aqui.

 

– JUNHO

Nos sábados do mês de junho, (nos dias 6, 13, 20 e 27), o fogo-de-artifício regressa ao cais do Funchal. Vem acompanhado por vários temas musicais, numa festa intitulada – Festival do Atlântico.

 

– AGOSTO/SETEMBRO

A Festa do Vinho presta homenagem ao tradicional Vinho Madeira. Decorre de 25 de agosto a 8 de setembro, (época das vindimas), nos diversos concelhos da ilha. Podem assistir à vindima ao vivo e à apanha das uvas, no dia 7 de setembro, nos arredores da Igreja do Estreito de Câmara de Lobos. O Mercadinho do Vinho (MADEIRA WINE LOUNGE) acontece nos de 25 de agosto a 8 de setembro na Praça do Povo, no Funchal. Aqui encontram excelentes vinhos madeirenses e diversas delícias gastronómicas, em combinações improváveis. São apresentadas por Chefs locais e internacionais. Conheçam alguns momentos a não perder neste festival!

No Porto Santo, no fim de semana de 12-14 de setembro, decorre o Festival Colombo, no centro da cidade Vila Baleira. Homenageia a passagem de Cristóvão Colombo por esta ilha e tem um curioso programa de entretenimento, com diversos espetáculos de rua e um mercado quinhentista.

 

– OUTUBRO

O Festival da Natureza decorre do dia 1- 6 de outubro, e presta homenagem à diversidade e riqueza natural da ilha da Madeira. É a festa indicada para os amantes da natureza, das caminhadas nas levadas, e dos desportos radicais como o canyoning ou o BTT. Existem várias atividades ao ar livre que são gratuitas durante o festival.

 

– DEZEMBRO

“Festa que é festa” na Madeira é o Natal! Começa logo a 1 de dezembro, com as coloridas iluminações nas ruas da baixa do Funchal, que se mantêm até ao dia 6 de janeiro! As típicas missas do parto, alusivas aos 9 meses de gravidez de Maria, começam na madrugada do dia 16 de dezembro e terminam na madrugada de 23 de dezembro. Nesse mesmo dia, há uma grande festa no Mercado dos Lavradores e ruas circundantes. Celebra-se a Grande Noite do Mercado, com cantares natalícios na Praça do Peixe. A 24 de dezembro, decorre a Missa do Galo, que dá as boas vindas ao Menino Jesus. Os mercados de Natal, a gastronomia da época natalícia, os concertos musicais, e os presépios, são algumas das atrações a descobrir nesta época, um pouco por toda a ilha…

 

A Madeira é um destino festivo e divertido em qualquer época do ano, mas se procuram bons motivos para visitar a ilha – participem nos nossos eventos!