Muitas pessoas não sabem, nem sequer imaginam, mas a costa da Ilha da Madeira é a casa de uma fauna marítima riquíssima. Por aqui, é possível, entre outras atividades, fazer passeios de barco e avistar golfinhos e baleias no seu habitat natural.

A presença destes animais é muito comum, e acontece ao longo de todo o ano, por essa razão existem diversas empresas especializadas nesta atividade. Poderão proporcionar-vos uma experiência única e singular ao largo da costa da nossa maravilhosa Ilha da Madeira.

A SCORPIO MADEIRA é uma dessas empresas, está localizada em Machico e, diariamente, faz passeios para o avistamento de baleias e golfinhos. Se estiverem à procura de viver uma aventura no mar, podem contactá-los. Mais informações aqui: http://madeirawildlife.com/

 

 

Desta vez, foi com a Scoprio Madeira que rumamos a alto mar, na experiência designada por “Afternoon Trip”, ansiosos com o que aí estava para vir. As expectativas estavam altas e o potencial para uma tarde bem passada era grande. O sol estava quente, o céu azul, completamente limpo e sem uma única nuvem.

O passeio teve início às 15h00 e o nosso ponto de encontro foi o Porto de Recreio de Machico, às 14h45, para termos tempo para um breve briefing e explicação sobre cuidados a ter durante a viagem.

Embarcámos no Scorpaena, o barco semirrígido, que nos transportou ao longo de toda a tarde. No comando tínhamos o Pedro Gomes, que juntamente com a sua equipa, e à semelhança do que fazem todos os dias, nos levaram a ver golfinhos. Pois é, nesta viagem, apenas tivemos a oportunidade de ver golfinhos, pois foram os únicos que nos quiseram vir dar um “olá”. As baleias estiveram envergonhadas e não nos vieram cumprimentar. No entanto, os golfinhos aparecerem em grandes quantidades e muito bem-dispostos. Para quem nunca viu golfinhos ao vivo, esta experiência é sem dúvida impressionante, porque eles aproximam-se de tal forma do barco que quase lhes conseguimos tocar. É até possível ouvi-los a comunicarem entre si com os seus típicos sons. E como se tudo isto ainda fosse pouco, presentearam-nos com um indescritível “show” de saltos e piruetas.

 

 

O passeio teve a duração de cerca de duas horas ao longo da costa sul da Madeira, na zona de Machico, e deixou-nos com um sorriso no rosto e com uma sensação de satisfação máxima. Afinal não é todos os dias, nem é em qualquer lugar, que podemos ter a sorte de ver estes mamíferos incríveis no seu habitat natural. De certa forma, através das suas brincadeiras no mar, parecem transmitir felicidade e boa disposição. Para além disso, a sensação de proximidade com o mar deixa-nos relaxados e revigorados. A SCORPIO MADEIRA tem também o cuidado de retirar do mar todo o lixo que é avistado ao longo do passeio. Durante a nossa viagem foi pouco o lixo que encontramos. E ainda bem que assim foi, pois significa que o Oceano não está poluído e tem boas condições para a vida marítima.

 

 

Foi uma tarde muito bem passada e que fica, sem dúvida, gravada na memória de qualquer um que tenha a possibilidade de fazer um destes passeios. Se estão a preparar a vossa lista de “Atividades a fazer na Madeira” esta é sem dúvida uma delas – observação de cetáceos. Podem consultar mais informações sobre esta atividade aqui.