A gastronomia madeirense é tradicionalmente saborosa.

O seu segredo consiste no uso de ingredientes frescos e variados, provenientes da natureza vulcânica deste arquipélago, água abundante e clima favorável.

Do peixe à carne, às frutas tropicais, aos doces, ao pão (bolo do caco) e aos nutritivos vegetais, não há quem resista ao seu paladar.

 

Vamos provar?

Aqui ficam 6 dos melhores pratos típicos, que não podem perder na vossa visita à Madeira:

 

1. Sopa de Tomate e Cebola

Esta sopa quente oferece sabores fortes e reconfortantes. É feita de cebola e alho picado, tomate fresco, orégãos e azeite. No centro do prato, descansa um ovo escalfado, que convida a molhar o pão torrado na sopa…

 

2. Bifes de Atum com Milho Frito

A pesca de atum é um valioso recurso da pesca tradicional madeirense. Neste prato, o atum é cortado em bifes, temperado com sal e marinado num “molho de vilão”. Este é feito com vinagre, azeite, alho, orégãos e pimenta. A farinha de milho é cozida e depois de arrefecida, é cortada em pequenos cubos. Estes são fritos e servidos como acompanhamento, típico da herança gastronómica madeirense.

 

3. Filete de Espada com banana

O peixe-espada é um peixe alongado que se encontra disponível em poucos lugares do Mundo, no entanto é típico da Madeira. Encontra-se a cerca dos 1000 metros de profundidade e apesar do seu aspeto pouco apelativo, se são amantes de peixe irão deliciar-se com o seu sabor. Os suculentos filetes de peixe-espada são temperados com alho, sumo de limão, sal e pimenta. As bananas descascadas e os filetes de peixe são depois molhados em ovo e farinha e logo, fritos em azeite e polvilhados com raminhos de salsa fresca. Servem-se acompanhados de batata cozida, também conhecida localmente como “semilha”, salada de alface e de tomate.

 

4. Espetada e bolo do caco

A espetada tradicional consiste em pequenos cubos de carne de vaca, temperados com sal, alho e folhas de louro, enfiados num espeto (pau de loureiro ou de metal). A carne é assada num braseiro e servida diretamente no espeto. O bolo do caco é o pão típico da Madeira, feito com batata-doce, farinha, fermento de pão, sal e água. Este pão adocicado é tradicionalmente amassado em forma de bola, sendo depois achatado e cozido no caco (frigideira de pedra mole). Serve-se quente e barrado com manteiga de alho. A espetada é normalmente servida com os seguintes acompanhamentos: batata frita, milho frito e salada.

 

5. Carne de Vinho e Alhos

Tal como o nome indica, este prato consiste em pequenos cubos de carne de porco, marinada e cozida em vinho branco, dentes de alho, vinagre, louro e pimenta. Serve-se acompanhado de fatias de pão frito ou em sandes de bolo do caco. É um prato muito apreciado sobretudo na época de Natal.

 

6. Pudim de Maracujá

O maracujá é um dos frutos mais apreciados na Madeira. Existem diferentes espécies de maracujá, como por exemplo o maracujá-banana, no entanto o mais comum é o maracujá roxo (Passiflora edulis). O seu sabor doce, aroma forte e acidez variável (dependente do grau de maturação), tornam este o fruto ideal, para usar em sobremesas e bebidas regionais. O pudim de maracujá é feito com a polpa do maracujá, gelatina, leite condensado e natas. Provem esta doce combinação de aromas, é inesquecível.

 

 

@ Espetada na brasa

 

@ Espetada

 

@ Bolo do Caco

 

@ Milho Frito

 

@ Carne de Vinho e Alhos

 

Na Madeira existem inúmeros restaurantes, espalhados por todo o arquipélago, de diferentes estilos e variados preços. Poderão optar pelo requinte de restaurantes galardoados com estrelas Michelin, marisqueiras à beira-mar, churrascarias na montanha ou restaurantes típicos de cozinha tradicional.

 

Deixem-se seduzir pela deliciosa arte da gastronomia regional e escolham o vosso prato preferido.

Descubram a Madeira!