A Madeira tem miradouros com vistas de cortar a respiração que se encontram situados por toda a ilha.  Hoje vamos dar-vos a conhecer 8 miradouros que oferecem paisagens fascinantes, locais de paragem obrigatória, sobretudo para os “Instagramers” e apreciadores de fotografia.

Visitar um destes miradouros é inspirador e relaxante. A partir destes locais podem vislumbrar os picos mais altos da ilha, o brilho do mar, os famosos “poios” (campos de agricultura em socalcos) ou as ribeiras que serpenteiam vales cobertos de flores. Não deixem passar ao lado estes locais impressionantes!

Conheçam 8 dos mais espetaculares miradouros da Madeira:

 

Miradouro do Cabo Girão

É um dos miradouros mais conhecidos da Ilha, famoso por ter uma varanda de vidro transparente “Skywalk”. Localizado a uma altitude de 580 metros, este miradouro oferece vistas fabulosas sobre o mar, as fajãs do Cabo Girão e do Rancho, tendo ainda o Funchal como cenário de fundo. Dispõe ainda de um café onde podem fazer uma pausa para uma refeição leve ou bebida. O acesso a este miradouro não é pago.

 

Miradouro do Pico dos Barcelos

Há quem o considere o melhor miradouro do Funchal, pois a vista panorâmica sobre a baía do Funchal, é de 360 ºC. Possui também vistas privilegiadas para as ilhas desertas, a freguesia de Santo António e de São Martinho, no Funchal. Fica localizado a 355 metros de altitude, é de fácil acesso. Tem estacionamento, parque infantil e bar. Acesso gratuito.

 

Miradouro dos Balcões

A partir deste miradouro podem observar os picos mais altos da ilha (Pico Ruivo ou Pico do Areeiro), sobretudo quando o céu está limpo. Caminhem ao longo da vereda dos balcões e percorram a Levada da Serra do Faial. Deixem-se encantar pelo chilrear dos pássaros endémicos que saltitam nas árvores desta floresta, tal como o tentilhão. Ao chegar ao final da vereda, vão encontrar uma enorme varanda, onde poderão ter uma vista maravilhosa sobre o vale do Faial. Acesso gratuito.

 

Miradouro da Eira do Serrado

Se pretendem visitar o icónico vale do “Curral das Freiras”, este miradouro é um bom ponto de observação. Fica situado a cerca de 1000 metros de altitude e permite obter vistas panorâmicas sobre esta aldeia histórica e acolhedora. Deslumbrem-se com paisagens verdejantes, cobertas por casinhas de telhados terracota e estradas circulares, que serpenteiam casas e plantações agrícolas. Tem bar e estacionamento. Acesso gratuito.

 

Miradouro da Ponta do Rosto

O Miradouro da Ponta do Rosto está localizado na Ponta mais a este da Ilha, a Ponta de São Lourenço, muito procurada pelas caminhadas na sua vereda. Observar o fascinante contraste, entre o mar do norte (com ondas usualmente revoltas) e o mar da costa sul (pacífico), é apenas um dos muitos atrativos deste local. A paisagem envolvente, agreste, com falésias decoradas por filões vulcânicos, verticais, é de uma beleza sensacional. O nascer do sol, visto a partir deste local, é simplesmente incrível! Com alguma sorte podem inclusive avistar a Ilha do Porto Santo. Acesso gratuito.

 

Miradouro do Farol da Ponta do Pargo

No extremo oposto da ilha, a oeste, encontra-se o Farol da Ponta do Pargo. Se procuram um local para assistir ao pôr do sol, este miradouro (a cerca de 300 metros de altitude) não desilude! As vistas para o mar e para a costa sudoeste da ilha são de uma beleza imensa. Acesso gratuito.

 

 

Miradouro do Pico do Areeiro

Este miradouro fica situado a 1818 metros de altitude logo, “sentir-se nas nuvens” é uma das frases que melhor define a sensação de percorrer a estrada cénica do Poiso ao Pico do Areeiro. Ao alcançar o topo, apetece lá ficar, imóvel, a respirar fundo, só para sentir melhor a magia do momento. Se não sofrem de vertigens e vêm preparados e equipados fisicamente, podem aventurar-se num dos percursos pedestres mais belos da ilha, até ao Pico Ruivo, o ponto mais alto da Madeira, com 1862 metros de altitude. Acesso gratuito.

 

 

Miradouro da Terra Chã – Porto Santo

Na costa norte da Ilha do Porto Santo encontra-se o Miradouro da Terra Chã. Relaxe à sombra dos ciprestes e admire vistas privilegiadas para o segundo pico mais alto da Ilha (Pico Branco) e para o Ilhéu de cima. Este miradouro permite também o acesso à vereda do Pico Branco e Terra Chã (PS PR1).

 

A Madeira é um destino apaixonante… Esperamos que estes TOP 8 Miradouros vos inspirem a descobrir as mais belas paisagens desta ilha!