A Madeira vive intensamente a passagem de ano. O espetacular fogo-de-artifício a 31 de dezembro e os concertos de música nas principais praças são alguns pontos altos deste cartaz turístico.

 

No ano de 2006, o espetáculo pirotécnico da passagem de ano na Madeira, foi reconhecido pelo Livro de Recordes do Guiness, como o maior espetáculo de fogo-de-artifício do Mundo. Atualmente, dura cerca de 8 minutos, e toneladas de foguetes explodem em milhares de luzes e cores. Ouvem-se os apitos dos navios fundeados na baía do Funchal, e os sons festivos do delírio da multidão que acolhe o ano novo. A vista estende-se pelo mar e pela cidade do Funchal, especialmente iluminada e decorada por mais de 1 milhão de coloridas lâmpadas – um anfiteatro mágico e inesquecível.

 

Tradições e superstições da Passagem de Ano na Madeira

A 28 de dezembro decorre a tradicional corrida de São Silvestre. Desde 1958, reúne entusiastas de corrida, numa volta à cidade do Funchal. No ano 2018, atingiu-se o recorde de inscrições, com mais de 3000 participantes, de várias idades e nacionalidades.

 

Na Madeira, o traje tradicional da noite de Reveillon é formal, com vestidos de gala, smoking ou fato escuro. Quando tocam as 12 badaladas, cumprem-se tradições – comem-se 12 passas de uva (cada uma vale um desejo para o ano novo), lança-se fogo-de-artifício nas varandas das casas madeirenses e assiste-se ao espetáculo pirotécnico.

 

Há quem seja supersticioso e vista uma peça de roupa interior azul, guarde a nota mais valiosa de euros no bolso e suba um degrau à meia-noite – dizem que dá sorte!

 

A tradição do primeiro dia do ano, consiste em dar um mergulho no mar. A Madeira tem um clima subtropical  e a temperatura da água do mar ronda os 19 ºC, em Janeiro. O sol está muitas vezes à espreita, para dar as boas vindas aos nadadores.

 

Locais para assistir ao fogo-de-artifício na Madeira

Existem vários sítios interessantes passar a noite de fim de ano na Madeira. Muitos hotéis e restaurantes festejam o Réveillon, com um jantar de Gala seguido do espetáculo pirotécnico. A animação é garantida pela noite dentro em diversos bares e discotecas. Na cidade do Funchal existem diversos pontos de interesse para assistir ao espetáculo pirotécnico. Aqui ficam algumas sugestões:

 

– Praça do Povo

– Praça CR7

– Cais do Funchal

– Miradouro da Nazaré

– Miradouro do Pico dos Barcelos

– Miradouro de São Gonçalo

– Miradouro do Palheiro Ferreiro

– Miradouro do Pináculo

– Miradouro das Neves

– Miradouro da Vila Guida

– Miradouro da Achada

– Parque de Santa Catarina

– Fortaleza do Pico

– Fortaleza de São Tiago

– A bordo de um navio ou catamarã.

 

Caso prefiram um ambiente mais tranquilo para a passagem de ano, a ilha do Porto Santo é uma ótima escolha, e inclui dois postos de fogo-de-artifício no sítio da Portela e junto ao cais da Vila Baleira.

 

Votos de um Feliz 2020!