É uma pergunta frequente, de resposta fácil 🙂

  • Pode visitar a Madeira em qualquer altura do ano! O clima ameno, com temperaturas médias anuais que oscilam entre os 18 ºC e os 25 ºC, e a magia das experiências vividas, assim o dita. No entanto, a escolha reside nos objetivos pessoais ou no tipo de férias que procuram, claro. Vejamos várias opções:

 

JANEIRO: Enquanto o frio se alastra, nas principais capitais europeias, muitos são os turistas que começam o ano com uma visita à ilha. Vêm à procura da luz solar, da vista mar e dos passeios a pé na natureza. Encontram ainda, algumas iluminações de Natal, que se mantêm habitualmente até dia 6 janeiro, e que terminam com o Cantar dos Reis no Funchal. É um mês longo, com preços usualmente apelativos, quer nas viagens, quer na estadia. A temperatura da água do mar ronda os 19 ºC, sendo um dos meses mais apetecíveis para surfar na Madeira!

 

 

FEVEREIRO: Habitualmente, é um dos meses mais frios do ano, mas o clima subtropical madeirense permite gozar de dias de sol, fazer uma levada, dar um passeio de barco ou uma Jeep Tour em fevereiro – tudo ótimas sugestões para uma escapadinha, no dia dos namorados. Vive-se intensamente o Carnaval, com festas, noites temáticas e cortejos alegóricos que fazem a alegria dos adultos e crianças – divirtam-se!

 

 

MARÇO: É um bom mês para um retiro de bem-estar. Recebam o calor da hospitalidade madeirense, numa das mais belas Quintas Madeirenses, ou num hotel com SPA. Viajem até ao Porto Santo, gozem dos seus maravilhosos tratamentos de talassoterapia e psamoterapia, pratiquem Golf e descubram os encantos desta ilha dourada – relaxem…

 

 

ABRIL: Os praticantes de trail rumam à Madeira para o evento internacional – MIUT, uma famosa corrida que atravessa os cumes mais altos, de noroeste a sudeste da ilha. Mas, são muitas as atividades radicais que se podem praticar, ao longo de todo o ano, sem esquecer a observação de cetáceos e o mergulho. Aproveitem as Férias da Páscoa para descobrir locais imperdíveis na Madeira, e fazer uma viagem nos famosos carros de cesto do Monte. Se a chuva cair, há sempre a possibilidade de visitar um museu, ou fazer uma prova de vinho Madeira!

@joaomfaria

 

 

MAIO: As flores abundam nos jardins e na famosa Festa da Flor, um dos principais cartazes turísticos da ilha. Ao longo deste mês, decorrem várias iniciativas culturais como: a Noite Europeia dos Museus, o Festival Aqui-Acolá na Ponta do Sol, o Festival de música “Aleste” e a Feira do Livro no Funchal. Podem também conhecer vários carros clássicos no Madeira Classic Car Revival, já que a Madeira é das regiões de Portugal, com maior número de exemplares!

 

 

JUNHO: Descubram as principais atrações do Funchal, com direito a fogo-de-artifício, a cada sábado do mês, no Festival do Atlântico. Em junho, decorrem também duas grandes provas internacionais; de BTT (Trans Madeira) e de Canyoning (Madeira Canyoning Meeting). Desfrute da natureza verdejante, faça caminhadas nos picos mais altos da ilha, respire o ar puro da Floresta Laurissilva e descanse à beira-mar… As temperaturas começam a ser cada vez mais quentes, incentivando as idas à praia e à prática de atividades no nosso Oceano Atlântico.

 

 

JULHO: É a época dos festivais de música! O Funchal Jazz, o Summer Opening e os Concertos L são alguns dos mais procurados festivais de verão. As praias da Madeira são de calhaus e de areia negra, mas se procuram as mais belas praias de dunas douradas de Portugal – visite o Porto Santo. Começamos a entrar no Verão, os dias quentes e de sol são cada vez mais frequentes.

 

 

AGOSTO: Passe os dias a tomar banhos de sol, nas piscinas mais refrescantes da ilha. Um pouco por toda a região, surgem os festas gastronómicas e os Arraiais de Verão, onde poderão conhecer algumas das tradições locais. Faça férias com a família na Madeira – é o destino ideal! Saiba aqui porquê.

 

 

SETEMBRO: Chega a Festa do Vinho, uma excelente oportunidade para umas férias vinícolas, regadas de sabores, tradições e degustações de vinhos. No Porto Santo revive-se a época quinhentista, com teatro, jogos, músicas e gastronomia no Festival Colombo.

 

 

OUTUBRO: O Festival da Natureza permite usufruir de várias atividades na serra, no ar ou no mar, que são gratuitas, ao longo de uma semana (mediante inscrição na delegação de turismo). Se apreciam fotografia, a Madeira tem inúmeros spots instagramáveis e muitos mais por descobrir… As frutas exóticas, os pratos típicos e as ponchas, são outros dos atrativos da ilha, disponíveis ao longo de todo o ano 😉

 

 

 

NOVEMBRO: Façam uma viagem pelas estradas cénicas da Madeira à descoberta do meio Rural. Encontrem as mais belas vistas dos teleféricos e apreciem a beleza das 4 reservas naturais. Em novembro, as tonalidades do céu adquirem vários tons de rosa, o que permite assistir ao mais belo nascer do sol

 

 

DEZEMBRO: O ano termina com uma grande festa – Natal e Passagem de Ano. Sim, é verdade, dezembro é uma época de festividades, e de grande animação nas ruas do Funchal. As iluminações, os presépios, as missas do parto, os mercados de Natal, e o fogo-de-artifício encantam e divertem turistas e locais, com um espírito natalício e uma hospitalidade, como não há igual…

 

 

Resta-nos retribuir a pergunta:

Quando é que visitam a Madeira? 🙂