O Canyoning é um desporto de montanha que se desenvolve no leito de uma ribeira, onde têm de ultrapassar os obstáculos naturais. Para tal será necessário caminhar, saltar, fazer rappel e nadar em fantásticas lagoas.

Esta é uma atividade que garante emoções fortes, momentos inesquecíveis junto da natureza, e onde irão descobrir algo que poucos já tiveram a oportunidade de explorar.

A ilha da Madeira tem todas as condições necessárias para uma verdadeira aventura de canyoning, algo que apostamos que nunca irá esquecer. Fazer Canyoning na Madeira fica, sem dúvida, gravado na memória.

 

 

Existem muitos percursos de canyoning prontos a serem explorados na Madeira, no entanto este que vos vamos falar é chamado Ribeira das Cales.

A jornada começa com a recolha, na zona do Funchal, de todos os “aventureiros” que tenham feito previamente a sua reserva.

Quando todos já estão acomodados na carrinha, estamos prontos para seguir viagem. Começamos a subir, em direção ao Parque Ecológico do Funchal. Este canyoning está situado bem no alto das  montanhas da ilha da Madeira, a uma altitude de cerca 1 500 m acima do nível no mar.

Depois de chegarmos ao ponto de partida do percurso, todos os participantes recebem um fato de neopreno, meias à medida e um capacete, bem como todo o equipamento necessário para garantir as condições de segurança. É possível, também, alugar botas próprias para a prática desta atividade, que poderão resultar num melhor conforto ao longo do percurso. Por fim, quando todos estão devidamente equipados, lá vamos nós em direção à aventura. Antes de começar os guias dão algumas instruções detalhadas sobre segurança. Agora sim, está tudo pronto para a diversão e para iniciar esta jornada de exploração pela natureza da Madeira… paisagens e sítios que só desta forma são acessíveis.

 

 

Este canyon é constituído por 5 rappels que têm de ser ultrapassados, será também necessário saltar e até mesmo nadar um pouco. O rappel mais alto tem cerca de 12 m de altura, quão incrível?  É alto, é verdade, mas não há necessidade para ter receio pois este percurso é considerado de nível fácil e é ideal para todos aqueles que estejam a praticar esta atividade pela primeira vez.

 

 

Se por acaso encontrarem alguma dificuldade pelo caminho, não têm de se preocupar pois os guias estão sempre prontos para ajudar em qualquer situação. Ao fim de aproximadamente 2 horas, damos o percurso por terminado e voltamos ao ponto de partida para trocar as roupas e voltarmos para a cidade do Funchal.

Aconselhamos sempre, por questões de segurança e para garantir que têm todo o equipamento necessário, que contactem uma empresa especializada na prática desta atividade.

 

Sem dúvida uma experiência que não podem perder… ficamos à vossa espera!

Descubram a Madeira!!