A Floresta Laurissilva é um dos mais belos tesouros naturais da Madeira.

Esta floresta tem cerca de 20 milhões de anos, mas apesar da sua idade avançada, está cheia de energia.

No passado, distribuía-se pelo sul da Europa e norte de África, mas não suportou as baixas temperaturas da Idade do Gelo e hoje, apenas “frequenta” algumas zonas da Macaronésia.

A Floresta Laurissilva escolheu a Ilha da Madeira para viver. É aqui que tem maior expressão, ocupando uma área de cerca de 20% do território, sobretudo na costa norte da Ilha.

Em 1999, foi declarada pela UNESCO como Património da Humanidade.

Sorte a nossa, que somos assim presenteados por esta beleza natural.

 

Vamos conhecê-la juntos?

Esta Floresta é essencialmente constituída por árvores, muitas delas centenárias, tais como o loureiro (Laurus novocanariensis), o til (Ocotea foetens), o barbusano (Apollonias barbujana), o vinhático (Persea indica), e o folhado (Clethra arborea).

No que diz respeito às flores, deixe-se encantar pelas orquídeas da serra, os gerânios com pétalas cor-de-rosa, e os emblemáticos massarocos com vistosas pétalas azuis.

Em relação à fauna, destacam-se o Pombo-trocaz (Columba trocaz), o principal semeador das árvores da Laurissilva e o Bis-bis (Regulus madeirensis).

Esta floresta é húmida e decorada por musgo que cobre, com o seu manto verde luxuriante, os troncos das árvores e rochas.

O ambiente que se vive à sua volta é mágico e sedutor.
Existem alguns locais que podemos visitar, para conhecer de perto a Floresta Laurissilva.

 

Aceitem as seguintes sugestões, para uma bela caminhada:

– Parque Florestal das Queimadas

O Parque Florestal das Queimadas fica localizado em Santana e é de uma beleza inesquecível. Caminhem ao longo da Levada do Caldeirão Verde e encontrem a Laurissilva no seu estado puro. Para chegar ao Caldeirão Verde terão que percorrer vários túneis até chegar a este magnífico lago, com cascatas de água revigorante.

 

-Paúl da Serra

Deslizem pelo planalto da Ilha ao encontro do Fanal e do Rabaçal. No Pico da Urze, observem um grandioso vale coberto por esta pujante floresta. Nesta área existem várias levadas a descobrir, nomeadamente a das 25 Fontes. Os tis centenários do Fanal exibem uma beleza cinematográfica. Sintam o silêncio e a brisa fresca que flutua no céu.

 

– Chão dos Louros

Caminhem ao longo desta floresta de loureiros e descubram o encanto deste local, localizado entre a Encumeada e São Vicente. A sua neblina mistura-se com os verdes líquenes, que pendem dos troncos das suas árvores, num cenário que nos transporta a um mundo de fantasia.

 

– Chão da Ribeira

O cenário é campestre, simples e despretensioso. Este vale fica localizado no Seixal, é atravessado por uma ribeira e nas suas margens a Floresta Laurissilva exibe-se com uma graciosidade singela.

Respira-se simplicidade e encanto natural.

 

– Jardim Botânico

Outra forma de conhecer a Floresta Laurissilva é através de um passeio no Jardim Botânico, localizado no Funchal. À volta do busto do notável Engenheiro Agrónomo Rui Vieira, existem várias árvores emblemáticas desta Floresta. No Museu encontram-se também algumas aves embalsamadas, tais como o Bis-bis e o Pombo-trocaz. Este Jardim é um local encantador! Se são apreciadores da natureza, irão certamente ficar deslumbrados com a enorme variedade de espécies que aqui vivem.

Venham respirar o ar puro da Laurissilva e sintam a pureza desta Floresta Mágica!

Descubram a Madeira!